Trabalhadores rurais de Feira de Santana participam maciçamente do Garantia Safra

Líder sindical Zé Grande atende colega.
Líder sindical Zé Grande atende colega.
Líder sindical Zé Grande atende colega.
Líder sindical Zé Grande atende colega.

Com uma perspectiva de ser um ano produtivo, milhares de trabalhadores rurais de Feira de Santana, começaram a pegar seus boletos do Garantia Safra, no segundo dia de entrega, na sede do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana (STRFeira).

Aos 64 anos, dona Maria Cristina da comunidade de Jaíba agradece ao sair com seu boleto. “Graças a Deus, aqui na sede do sindicato ficou mais fácil, rápido e a fila foi rápida”, falou dono Maria que tem expectativa de bom plantio para este ano, “já limpei minha roça toda, vou plantar milho, feijão, abobora e outras verduras, quero que este ano consiga tirar mais que 4 sacos de feijão (2013) mesmo assim muitos perderam devido aquela chuva ruim e a lagarta, eu perdi muito”, desabada a agricultora familiar.

Para o trabalhador e agricultor familiar Antônio Pereira de 67 anos, da comunidade de Olhos D´Agua, “estou ainda forte e vou trabalhar para ter um bom plantio este ano”, comemorando com o boleto na mão, “agora é só chover e os frutos vão amadurecer, com fé em São José”, explicou senhor Antônio.

De acordo com a Gerente da EBDA Edilza Silva a entrega dos boletos foi uma decisão do Conselho Municipal de Desenvolvimento Sustentável Rural (CMDRS), que devido à greve dos funcionários efetivos da EBDA, para não atrasar a entrega e não prejudicar a comunidade da zona rural, iniciaram as entregas dos boletos, na sede do STRFeira. De acordo com a Edilza, essa agilidade e conforto nas entregas se deram graças à parceria produtiva entre: STRFeira, EBDA, CAR e a Secretaria Municipal de Agricultura.

Para o presidente do STRFeira José Ferreira Sales (Zé Grande) a cada ano o sindicato se preocupa em apoiar e realizar ações em prol do homem e mulher do campo. “Este ano percebemos uma evolução dos números, são 5100 trabalhadores inscritos e nos dois primeiros dias, já retiraram 1200 boletos”, explicou o presidente confiante em ser um ano com boas colheitas. Além do Garantia Safra, o presidente já avisou que vem novos projetos em parceria para as comunidades rurais.

De acordo com dados da EBDA, desde 2008, a Bahia é o único estado que subsidia 50% do valor dos boletos para os trabalhadores rurais, sendo o valor de 6,37 centavos no boleto pago por trabalhar rural, podendo ser pago na Caixa Econômica Federal e Casas Lotéricas.

Comemorando ainda mais os resultados, a EBDA e o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Feira de Santana, desde 2006 os números provam os esforços em prol do homem e mulher do campo. Em 2006, eram 400 trabalhadores cadastrados no Garantia Safra, hoje atingem cerca de 5100 agricultores familiares, no município de Feira de Santana, com projeto de ampliação.

Nesta sexta-feira (04/04/2014), serão entregues dos distritos de Humildes e Jaguará, no dia 07 de abril, dos distritos de Matinha e Ipuaçu, no dia 8 de abril, todos os boletos restantes e sobras podem retirar na sede do STRFEIRA.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115121 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.