Tiganá Santana apresenta projeto musical em Camaçari e Santo Amaro

O cantor Tiganá Santana leva o show para a Região Metropolitana de Salvador no dia 26 e para o Recôncavo Baiano no dia 27 de abril de 2014.O cantor Tiganá Santana leva o show para a Região Metropolitana de Salvador no dia 26 e para o Recôncavo Baiano no dia 27 de abril de 2014.


O cantor Tiganá Santana leva o show para a Região Metropolitana de Salvador no dia 26 e para o Recôncavo Baiano no dia 27 de abril de 2014.

O cantor Tiganá Santana leva o show para a Região Metropolitana de Salvador no dia 26 e para o Recôncavo Baiano no dia 27 de abril de 2014.

Uma verdadeira mistura de música popular e erudita que tem como principal característica a autenticidade. Assim pode ser descrito o show do jovem artista Tiganá Santana, que realiza o projeto ‘Águas e Florestas – A Música de Tiganá Santana’ e leva o seu novo show para as duas cidades baianas no mês de abril, nos dias 26 e 27 de 2014.

A primeira apresentação acontecerá na Região Metropolitana de Salvador, em Camaçari, no próximo dia 26 de abril, no Teatro Cidade do Saber, a partir das 20 horas. No dia seguinte, dia 27 de abril, o cantor se apresenta no Recôncavo Baiano, na cidade de Santo Amaro, no Teatro Dona Canô, também às 20 horas.

Contemplado no Programa Petrobrás Cultural no último ano, a realização do projeto consiste na circulação de shows do jovem músico baiano, através de 12 apresentações entre os estados de São Paulo e da Bahia. O segundo ano de projeto haverá a apresentação de 15 shows do novo disco que foi gravado no Senegal e ainda está em fase de finalização. Entre os estados: São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Bahia, Ceará, Paraíba e Pernambuco.

Tiganá Santana

A carreira de Tiganá Santana iniciou-se quando tinha apenas 14 anos e gravou seu primeiro CD no ano de 2010, denominado “Maçalê”, que configura como o primeiro registro brasileiro de composições autorais em línguas africanas. No ano de lançamento de “Maçalê”, foi o vencedor, em 2008, do Edital de Apoio a Conteúdo Digital de Música do Estado da Bahia (da Secretaria de Cultura), haja vista o reconhecimento do relevo, sob o ponto de vista cultural e geracional da publicação da sua obra. Tiganá foi convidado a cantar na Cúpula Internacional das Nações Unidas, ao lado da cantora internacional baiana Virgínia Santana, uma das suas principais intérpretes.

O artista nascido em Salvador (Bahia), graduado em Filosofia pela Universidade Federal da Bahia, compõe e canta nas letras: Kicongo, Kimbundo (língas da Angola e do Baixo Congo); Iorubá, Português, Inglês, Espanhol e Francês.  O segundo disco do cantor chamado “The Invention of Colour” foi gravado em Estolcomo, com a presença de artistas internacionais como Ane Brun, Maher Cissoko e a cabo-verdiana Mayra Andrade. O lançamento Europeu ocorreu em outubro de 2012, e em 2013, no Brasil.

Além disso, Tiganá escreveu trilhas para peças teatrais baseada nas obras de Cecilia Meireles e Bertolt Brecht e participou de programas especiais sobre a sua obra em programas como a BBC3 (Londres) e a Rádio Nacional Belga e matérias veiculadas na revista alemã Peschke, na holandesa Mixite e na revista inglesa Songlines que deu 5 estrelas e classificou dentro dos 10 melhores discos do mundo no ano de 2013.

Tiganá também já desenvolveu projetos musicais com artistas como: Roberto Mendes, Luiz Brasil, Mou Brasil, Fabiana Cozza, Mariana Aydar, Márcia Castro, Jussara Silveira, Joakim Milder, bem como o respeitado artista visual brasileiro Emanoel Araújo e iniciou um projeto de composições para quilombolas do interior do Rio de Janeiro.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]