Teste do metrô de Salvador foi positivo, avalia secretário estadual Carlos Martins

Metrô de Salvador, trecho Lapa/Piraja, passa por teste.
Metrô de Salvador, trecho Lapa/Piraja, passa por teste.
Metrô de Salvador, trecho Lapa/Piraja, passa por teste.
Metrô de Salvador, trecho Lapa/Piraja, passa por teste.

Em entrevista na capital baiana nesta quinta-feira (10/04/2014), o presidente da Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), Carlos Martins, falou sobre os testes que a concessionária CCR Metrô Bahia realizou na linha 1 (Lapa-Acesso Norte) do sistema metropolitano da capital baiana na última quarta-feira, 09.

“Finalmente, depois do Governo do Estado ter assumido a administração do Metrô, foi realizado um teste dinâmico do trem, que pela primeira vez circulou com as quatro composições em todo o trecho do Acesso Norte até a Lapa. Nós da CTB estamos junto com a CCR neste trabalho de avaliação dos resultados, mas podemos dizer que foi um sucesso”, afirma Martins.

O presidente da CTB explicou que esse primeiro teste serviu para avaliar aspectos como o sistema de freios, o funcionamento do equipamento em sua totalidade, a via permanente de trilhos e os túneis (a Linha 1 do Metrô possui 1,5 km de vias subterrâneas), por exemplo.

“Os testes feitos pelos operários e técnicos da CCR verificaram uma série de aspectos, que serão avaliados posteriormente nos relatórios finais. De maneira geral, alguns pequenos ajustes precisarão ser feitos, o que é normal uma vez que o metrô ficou muito tempo sem funcionar. No geral, a avaliação de todo o sistema é muito positiva”, explicou.

Prazos – De acordo com Martins, os prazos estabelecidos pelo contrato assinado com a concessionária estão sendo cumpridos e a Linha 1 do Metrô estará operando no trecho Lapa-Pirajá em janeiro de 2015. Já a Linha 2, que vai da Estação Acesso Norte ao Aeroporto Internacional de Salvador, estará pronta em 2017.

“Os trabalhos da Linha 2, apesar de não estarem visíveis à população, já começaram. Temos todos os estudos topográficos e outras análises de terreno sendo feitas para que o projeto seja finalizado e a CCR possa começar as obras nesse trecho”, disse Martins.

Terminais de Integração – Em relação aos terminais de Pirajá, Mussurunga e Iguatemi, que estão em processo de transferência do Município para o Estado, o presidente da CTB afirmou que a situação estará resolvida até a próxima semana, quando o Governo da Bahia poderá realizara transferência para a CCR Metrô Bahia. Os terminais serão administrados pela concessionária, que promoverá a integração dos ônibus urbanos com o Metrô.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110931 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]