Senadora Lídice da Mata reestrutura PSB em Feira de Santana

Lídice da Mata e os novos filiados ao PSB de Feira de Santana.
Lídice da Mata e os novos filiados ao PSB de Feira de Santana.
Sinval Galeão, líder político do PSB de Feira de Santana.
Sinval Galeão, líder político do PSB de Feira de Santana.

“Minha relação com o PSB é antiga. Há muito tempo me identifico com as propostas da legenda porque o PSB é um partido que busca chegar ao poder pelas vias democráticas, com propostas programáticas muito claras e pautadas pela confirmação dos direitos básicos do cidadão, saúde, educação, justiça e segurança”.  Foram com essas palavras que a ex-vereadora e ex-deputada estadual Constituinte, Amabília Almeida, resumiu a satisfação de se filiar ao PSB da Bahia, em cerimônia realizada na sede do partido, nesta sexta-feira (28/04/2014).

Amabília ressaltou que no PSB atuará como militante e irá contribuir para o crescimento do partido e fortalecimento das candidaturas de Lídice da Mata ao governo do Estado e Eliana Calmon ao Senado Federal. “Estas mulheres têm um discurso diferenciado, respaldado pela ética. Vejo que elas realmente estão preocupadas com o Estado e não vejo em nenhuma das duas inclinações para barganha política”, enfatizou.

Destacando que Amabília é uma incansável defensora dos direitos humanos, a líder socialista, senadora Lídice da Mata, frisou que a ex-deputada sempre foi uma visionária no campo político. “Amabília conseguiu um fato inédito, a única Constituição do Brasil que tem um capítulo exclusivo falando sobre o direito da mulher é a Constituição da Bahia”, lembrou a senadora, sugerindo ao presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli, que viabilize um livro sobre a vida de Amabília para que o seu trabalho seja conhecido pelas novas gerações.

Na visão do ex-deputado federal, “Amabília fará com que o PSB se sinta ainda mais um partido socialista por conta do seu reconhecido legado pela ética e educação”, reforçou.

A filiação de Amabília Almeida contou com a presença da vereadora Fabíola Mansur, Claudemir Nonato, Secretário Sindical do PSB-BA e membros do Sindicato dos Rodoviários da Bahia e da Força Sindical.

Lídice: “Queremos pessoas, não máquinas”

Embora o prazo de filiações partidárias para candidaturas às eleições tenha se esgotado desde outubro passado, o PSB da Bahia continua atraindo lideranças políticas do interior e da capital. Nesta sexta-feira (28), o partido empossou a nova comissão provisória em Feira de Santana, sob a presidência de Sinval Galeão.

“Queremos refundar a militância das ideias, a militância que não se aglutina em torno de estruturas de poder, seja este o poder liderado pelo governo do Estado ou pela Prefeitura de Salvador. Queremos reunir pessoas, não máquinas, queremos reunir ideas, queremos acordar a militância política de esquerda adormecida na Bahia”, destacou a presidente estadual do partido, senadora Lídice da Mata (PSB).

Lídice referiu-se a Sinval Galeão, Osanah Leite, Celso Pereira como representantes do legado de resistência do ex-prefeito de Feira, Chico Pinto, contra o autoritarismo. “Estamos vivendo um momento singular, estamos às vésperas da data em que rememoramos os 50 anos do Golpe Militar e não podemos jogar a história por debaixo do tapete. Queremos reencontrar aqueles que eram jovens em 1964 e enfrentaram as cassações, a tortura e o autoritarismo em torno de uma nova política capaz de provar que não é necessário fazer alianças e costurar acordos que nos levem à nossa própria negação”,completou a senadora.

Segundo Sinval Galeão, a luta do PSB de Feira será pela quebra do continuísmo e pelo enfrentamento ao autoritarismo.  Para Osahah Leite, as pré-candidaturas de Lídice da Mata ao governo do Estado,  Eliana Calmon, ao senado e de Eduardo Campos e Marina Silva à presidência da República despontam como alternativas para o momento de ceticismo e descrença da população com o processo de escolha por seus governantes pela via democrática.

“Na direita assumida, o ‘chefismo’ sempre foi fator preponderante, haja vista que o Neto, sucedendo o avô, vai indicar o candidato das oposições na hora que desejar. Não tínhamos essa vivência na esquerda, pois o partido do governo foi quem sempre se jactou a fazer eleições pra seus candidatos internamente, mas agora também permitiu-se ter um chefe que indica o sucessor sem discussão e sem sensibilidade. É neste cenário que Lídice apresenta-se para a Bahia como opção limpa e pura do pensamento democrático, a alternativa para os que crêem na vida pública como forma de realização do bem comum”, destacou.

Para o secretário geral do PSB, Domingos Leonelli, a pré-candidatura de Lídice cumpre o papel de retomar laços antigos e recuperar valores que estavam relegados a um segundo plano na política. “Vamos mostrar que é possível ganhar a eleição com uma posição progressista, avançada, sem precisar fazer alianças que em si trazem o retrocesso”, pontuou.

Lídice da Mata e os novos filiados ao PSB de Feira de Santana.
Lídice da Mata e os novos filiados ao PSB de Feira de Santana.
Senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Senadora Lídice da Mata (PSB-BA).
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115124 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.