

Indicado pelo Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs), foi aprovado nas assembleias dos docentes das quatro Universidades estaduais da Bahia (UEFS, UNEB, UESB, UESC) a paralisação das atividades na próxima terça-feira (29/04/2014). A atividade acontece para reivindicar a destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as universidades estaduais. Atualmente, o valor não chega a 5%.
Com o objetivo de denunciar à sociedade a redução de cerca de R$ 12 milhões das verbas destinadas às Universidades, para custeio e investimento, imposta pelo governo, a paralisação faz parte de uma agenda de mobilizações que, a partir deste mês, intensifica a luta do Movimento Docente (MD), pelo ensino público superior de qualidade.
Segundo a ADUFS, A situação das Universidades é grave, faltam professores, salas e infraestrutura, em breve as instituições não terão como comprar materiais, equipamentos, nem dar continuidade às obras de reformas e construção, bem como ocorrerá atraso no pagamento dos fornecedores e terceirizados, além de não terem autorização para realizar concursos e seleções para professores e técnico-administrativos. O déficit no quadro de vagas ataca diretamente professores e técnicos, que tem como consequência a sobrecarga das funções, levando ao adoecimento dos servidores. Falta ainda um eficaz programa de permanência estudantil para auxiliar alunos de baixa condição financeira. Caso a crise se agrave nas Ueba, o Fórum das AD não descarta a possibilidade de avaliar o indicativo de greve.