Professores das universidades estaduais da Bahia paralisam as atividades

Cartaz da ADUFS satiriza governador Jaques Wagner.
Cartaz da ADUFS satiriza governador Jaques Wagner.
Cartaz da ADUFS satiriza governador Jaques Wagner.
Cartaz da ADUFS satiriza governador Jaques Wagner.

Indicado pelo Fórum das Associações Docentes (Fórum das ADs), foi aprovado nas assembleias dos docentes das quatro Universidades estaduais da Bahia (UEFS, UNEB, UESB, UESC) a paralisação das atividades na próxima terça-feira (29/04/2014). A atividade acontece para reivindicar a destinação de 7% da Receita Líquida de Impostos (RLI) para as universidades estaduais. Atualmente, o valor não chega a 5%.

Com o objetivo de denunciar à sociedade a redução de cerca de R$ 12 milhões das verbas destinadas às Universidades, para custeio e investimento, imposta pelo governo, a paralisação faz parte de uma agenda de mobilizações que, a partir deste mês, intensifica a luta do Movimento Docente (MD), pelo ensino público superior de qualidade.

Segundo a ADUFS, A situação das Universidades é grave, faltam professores, salas e infraestrutura, em breve as instituições não terão como comprar materiais, equipamentos, nem dar continuidade às obras de reformas e construção, bem como ocorrerá atraso no pagamento dos fornecedores e terceirizados, além de não terem autorização para realizar concursos e seleções para professores e técnico-administrativos. O déficit no quadro de vagas ataca diretamente professores e técnicos, que tem como consequência a sobrecarga das funções, levando ao adoecimento dos servidores. Falta ainda um eficaz programa de permanência estudantil para auxiliar alunos de baixa condição financeira. Caso a crise se agrave nas Ueba, o Fórum das AD não descarta a possibilidade de avaliar o indicativo de greve.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120656 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.