Presidente do TJBA faz visita surpresa a Feira de Santana e anuncia investimentos

O presidente do TJBA, Eserval Rocha, dialoga com feirense sobre qualidade dos serviços prestados pela Justiça em Feira de Santana.

O presidente do TJBA, Eserval Rocha, dialoga com feirense sobre qualidade dos serviços prestados pela Justiça em Feira de Santana.

O presidente do Tribunal de Justiça da Bahia, desembargador Eserval Rocha, fez, na manhã desta terça-feira (15/04/2014), uma visita surpresa ao Fórum Filinto Bastos, em Feira de Santana. Acompanharam o presidente o corregedor geral da Justiça, desembargador José Olegário Monção Caldas, os juízes assessores da Presidência – Gilberto Bahia, Oseías Costa e Luciana Carinhanha – três juízes-corregedores – Maria de Lourdes Medauar, Justino Farias e Márcia Mascarenhas – o secretário de Administração, Igor Caires, e o diretor geral do TJBA, Franco Bahia, além de assessores.

O presidente Eserval Rocha e a comitiva avaliaram as condições físicas do prédio e, principalmente, as rotinas de trabalho nos cartórios. Na oportunidade, foi anunciado o investimento de quase R$5 milhões para reformas no fórum, construído em 1964. O projeto prevê o reordenamento das unidades judiciais, em virtude de existirem salas desocupadas com a saída de cartórios extrajudiciais, privatizados.

Os investimentos também incluem as reformas em outro prédio, próximo ao fórum, pertencente ao Tribunal, e que será utilizado como apoio durante as obras.

“Não estamos aqui para fiscalizar, mas para dar apoio e ver, pessoalmente, as reais necessidades da população, dos servidores e dos juízes”, disse o desembargador Eserval Rocha.

Durante o périplo, sempre acompanhado do corregedor, o presidente entrou em cartórios e nos gabinetes dos juízes, subiu e desceu escadas, conversou com servidores, magistrados e cidadãos que aguardavam informações sobre processos.

A costureira Marilene Machado, que aguardava atendimento na 2ª Vara de Família, foi uma das pessoas que falou sobre as dificuldades. “A gente quer que a situação melhore”, disse ela.

“Essa iniciativa, além de inédita, é louvável, pois permitiu aos juízes e servidores serem ouvidos”, ressaltou o magistrado Roque Rui Barbosa, juiz titular da 1ª Vara de Fazenda Pública, que acumula ações de Registro Público.

Administrador do Filinto Bastos há 14 anos, Antônio Ferreira também parabenizou os gestores pela ideia. “Os servidores literalmente saíram da sala e aplaudiram, porque nunca recebemos uma visita como esta.”

Os juízes corregedores e os juízes assessores da Presidência, por sua vez, fizeram um levantamento dos processos nas 22 varas existentes na comarca. Também visitaram a Vara de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher, no bairro Mochila II, e a Vara da Infância e Juventude e Execução de Medidas Socioeducativas, no bairro Sim. “Continuaremos esse trabalho visitando outras comarcas”, completou o presidente Eserval Rocha.

No final dos trabalhos, o desembargador Eserval Rocha e os integrantes da comitiva se reuniram com os juízes da comarca para apresentar as mudanças que serão realizadas no fórum.

Feira de Santana, a 108 quilômetros de Salvador, é a segunda maior comarca do estado, tem uma população de aproximadamente 600 mil habitantes. Cerca de 400 mil pessoas transitam anualmente pela região.

Confira imagens da visita do presidente do TJBA

Loading Images
wpif2_loading
Eserval Rocha durante visita ao fórum de Feira de Santana  (1)
Eserval Rocha durante visita ao fórum de Feira de Santana
Eserval Rocha durante visita ao fórum de Feira de Santana
Eserval Rocha durante visita ao fórum de Feira de Santana
Eserval Rocha durante visita ao fórum de Feira de Santana

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Publicidade

Publicidade

Manchete

Colunistas e Artigos

+ Publicações >>>>>>>>>

Sobre o autor

Redação

O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]