Policia Militar da Bahia garante segurança da Micareta de Feira de Santana 2014

Governo do Estado garante investimentos em segurança pública durante a Micareta 2014.
Governo do Estado garante investimentos em segurança pública durante a Micareta 2014.
Governo do Estado garante investimentos em segurança pública durante a Micareta 2014.
Governo do Estado garante investimentos em segurança pública durante a Micareta 2014.

A Policia Militar da Bahia estará envolvida na segurança dos foliões, cidadãos feirenses e turistas, por meio da atuação de mais de 50 unidades operacionais, em consonância com o Programa Pacto Pela Vida, e com a atuação da Secretaria de Segurança Pública, durante a Micareta de Feira de Santana 2014 que acontecerá oficialmente no período de 24 a 27 de abril de 2014.

Através do Comando de Policiamento Regional Leste (CPRL), a Polícia Militar empregará 5445 policiais militares (cinco mil quatrocentos e quarenta e cinco) na Operação Micareta de Feira 2014, o que representa um aumento de 16% em relação ao ano de 2013 quando foram empregados 4700 policiais militares.

Este ano, o policiamento contará também com um reforço maior das Companhias Especializadas (CIPEs), que juntamente com a tropa de Choque, darão maior visibilidade do policiamento à população na Avenida e na segurança dos bairros por meio das Guarnições de Radiopatrulhamento Especializado. Para tanto, houve um incremento de quase 200% em relação ao ano de 2013, onde foram empregados 107 policiais, subindo para 284 policiais neste ano. A segurança contará com o apoio do Grupamento Aéreo (Graer), e da Companhia de Emprego Tático Operacional do CPRL (CETO) – que atuará com o Pelotão Tático Móvel, Pelotão Asa Branca e Cavalaria, além das tropas das unidades de ensino da Polícia Militar. Além disso, serão empregados 228 policiais militares nas barreiras fixas (portões de acesso). Todo efetivo estará sob a coordenação do Comando Regional Leste.

Todo esse aparato será distribuído nos 2,05 Km do circuito, bem assim durante a “Operação Folia e Paz”, que garante a segurança do entorno da festa e dos bairros da cidade, quando serão empregadas 20 viaturas do policiamento ordinário, 16 viaturas de Companhias Especializadas (CIPES), 3 viaturas da Companhia de Emprego Tático Operacional (CETO) do CPRL, 45 motocicletas, 30 cavalarianos e 3 viaturas do Batalhão Rodoviário que policiarão as BAs que dão acesso à cidade, durante 24 horas por dia.

Serão instalados 3 Postos de Reunião de Tropa que funcionarão no Centro de Cultura Amélio Amorim, Colégio ECASSA e Instituto de Educação Gastão Guimarães e 4 Postos de Comando de Área que serão instalados em pontos estratégicos do circuito e funcionarão de forma integrada com a Polícia Civil, recepcionando as ocorrências.

Será ainda executada, por meio da 64ª Companhia Independente de Polícia Militar, a Operação Abadá que visa garantir a segurança dos foliões no momento da retirada de seus abadas nos locais de entrega.

O planejamento de segurança prevê ainda:

Equipamentos tecnológicos: No circuito Maneca Ferreira, localizado na Avenida Presidente Dutra, a sociedade contará com o mesmo aparato tecnológico empregado no Carnaval de Salvador. Para tanto serão utilizados celulares Smartphone, pistolas Taser, rádios comunicadores com geoprocessamento e câmeras de vídeo-monitoramento.

Será instalado ainda, na Direc, o Centro de Informações e Decisões Estratégicas (CIDE), que monitorará o policiamento durante a Micareta, com possibilidade de análise e ajuste em tempo real das ações realizadas.

Segurança nos Terminais e pontos de ônibus: O Pelotão de Cavalaria empregará 30 cavalarianos e ficará encarregado pelo policiamento na Estação de Transbordo Central e pontos de ônibus, 24 horas por dia.

Micareta do Bairro Kalilândia: O policiamento na Kalilândia terá o emprego de oito patrulhas baseadas em um Posto de Comando de Área exclusivo.

Reuniões de Avaliação: As reuniões de avaliação ocorrerão diariamente no auditório do 1º BPM/Feira de Santana, sempre no período da manhã, com a participação de todos os órgãos responsáveis pela organização da festa, onde serão realizados os ajustes necessários.

Sala de Imprensa: este ano a Polícia Militar instalará uma sala de imprensa para dar suporte aos veículos de comunicação, garantindo assim uma maior agilidade e segurança na transmissão das informações.

A sala funcionará no Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, situado na Rua Vasco Filho s/n, próximo à Estação Rodoviária, e contará com policiais de plantão durante toda a festa.

Valorização profissional – Visando proporcionar aos policiais militares melhores condições de trabalho durante o evento, neste ano a PM inova com a participação do Serviço de Valorização Profissional (SEVAP) que contará com uma equipe Multidisciplinar formada por psicólogos, nutricionistas, assistentes sociais, educador físico e apoio jurídico, além de atividades artístico-educacionais que serão coordenadas pelo Grupo de Teatro da PM.

Visando oferecer um maior conforto para os policiais militares, o Comando Leste priorizou um planejamento de aplicação de quase totalidade do efetivo no sistema vem-e-vai, onde o policial vindo de Unidade Operacional de outra cidade, é transportado para o serviço e ao final retorna ao seu lar, para o descanso merecido.

Banner da Prefeitura de Santo Estêvão: Campanha do São João 2024.
Banner da Campanha ‘Bahia Contra a Dengue’ com o tema ‘Dengue mata, proteja sua família’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 141147 artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um site de notícias com publicações que abrangem as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador, dirigido e editado pelo jornalista e cientista social Carlos Augusto.

Seja o primeiro a comentar

Deixe um comentário