Palestra na UFRB orienta estudantes sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha

Alunos e professores participam de encontro na UFRB sobre educação na Alemanha.
Encontro na UFRB sobre educação na Alemanha.
Alunos e professores participam de encontro na UFRB sobre educação na Alemanha.
Alunos e professores participam de encontro na UFRB sobre educação na Alemanha.

A Superintendência de Assuntos Internacionais (SUPAI) da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) promoveu na manhã da última quinta-feira (27/03/2014), no Auditório da Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação, uma palestra com Raquel Alves, representante do Serviço Alemão de Intercâmbio Acadêmico (DAAD). O encontro informou aos estudantes sobre oportunidades de intercâmbio na Alemanha no programa Ciências Sem Fronteiras.

O DAAD é uma associação de universidades da Alemanha responsável por intermediar a relação entre instituições de ensino da Alemanha e o governo brasileiro no programa Ciências Sem Fronteiras, juntamente com a Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (CAPES). Segundo Raquel Alves, a relação de intercâmbio entre universidades e pesquisadores dos dois países existe a mais de 40 anos e o interesse das universidades alemãs com as universidades brasileiras vêm crescendo. “O Ciências sem Fronteiras ajudou muito, com ele a visibilidade das universidades brasileiras para as universidades alemãs aumentou bastante e o contrário também vem acontecendo”, informou.

A representante explicou os requisitos e etapas necessárias na participação do programa. Apresentou também as vantagens o funcionamento do sistema de ensino superior da Alemanha que destina 10% de suas vagas para estrangeiros. No Programa Ciências Sem Fronteiras, o DAAD aplica o teste de proficiência – que também pode ser feito em escolas credenciadas – e ainda promove a formação linguística do estudante que não atingir o nível básico do alemão com uma vaga em curso intensivo do idioma na Alemanha de até seis meses, antes de concorrer uma vaga em uma universidade. Atualmente, o programa oferece oportunidades de intercâmbio nas categorias graduação sanduíche e doutorado pleno para as áreas de engenharias, ciências naturais e tecnológicas. Segundo ela, o DAAD também oferece oportunidades de bolsas para outras áreas fora do programa.

Sibele Tozetto, chefe do núcleo de intercâmbio com Europa e Estados Unidos da SUPAI, disse que os estudantes da UFRB têm opções de estudos em diversas universidades alemãs que participam do programa Ciências Sem Fronteiras. Além disso, há outras oportunidades por meio dos convênios da UFRB e instituições alemãs. “A palestra foi muito positiva porque a Alemanha oferece muita possibilidade e DAAD um apoio com curso de alemão e bolsas, para depois pleitear a vaga e isso claro promove crescimento profissional e de conhecimento para nossos estudantes e técnicos”, destacou Sibele.

“A palestra aumentou minha vontade de ir pra Alemanha e me motivou bastante”, pontuou Milane Santos, estudante do curso de Engenharia Sanitária e Ambiental. Ela contou sua vontade de ir para Alemanha e Canadá, países tradicionais na área de engenharia e inovação. Já o superintendente Gabriele Grossi agradeceu a presença da representante na UFRB e ressaltou aos estudantes a importância de aproveitar ao máximo as palestras que contam com informações importantes.

*Com informações da UFRB.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108072 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]