O Brasil canta Caymmi

Dorival Caymmi recebe homenagem póstuma.
Dorival Caymmi recebe homenagem póstuma.
Dorival Caymmi recebe homenagem póstuma.
Dorival Caymmi recebe homenagem póstuma.

Na reta final para o Centenário de Dorival Caymmi, o Especial das Seis traz, em uma mesma semana, três ações para marcar a data. A partir da segunda-feira (28/04/2014), entram no ar na programação mini-programas com depoimentos de artistas como Tom Zé, Luiz Melodia, Lenine, além dos filhos Nana, Dori e Danilo sobre Dorival Caymmi.

Na terça-feira, 29.04, elas vão dar o tom no programa. Na  véspera do centenário do  grande artista da Bahia, o Especial das Seis traz o último programa da Série Elas Cantam Caymmi, desta vez reunindo depoimentos e interpretações de Nana Caymmi, Alice Caymmi e Alcione, entre outras artistas.Cantoras como Gal Costa, Rosa Passos, Jussara Silveira e Olivia Hime já fizeram álbuns inteiramente dedicados ao repertório de Dorival Caymmi, mas também há aquelas que, em variados momentos da carreira, interpretaram a obra do baiano. Alguns destes “casos avulsos” vão ser reunidos nesta edição do Especial das Seis.

Exemplos incluem o Songbook Dorival Caymmi, idealizado por Almir Chediak e que convocou intérpretes como Ângela Ro Ro e Alcione. Teremos também a cantora portuguesa Teresa Salgueiro, que deu voz a três canções de Dorival Caymmi no CD “Você e Eu”, feito com o Septeto de João Cristal. “Curiosamente um tema que me marcou muito foi cantado por Amália Rodrigues, ‘Saudade de Itapuã’”, relembra a  lusitana, citando a maior das cantoras de fado.Nem todas as releituras seguem exatamente as sonoridades que marcaram a obra do homem das canções praieiras. A neta Alice Caymmi, por exemplo, apostou em uma desconstrução com espaço para elementos modernos e outros arranjos. “Porque eu acho que a gente tem que respeitar, mas não precisa ser careta”, explica.

Por sua vez, Nana Caymmi, primogênita de Dorival, já havia gravado o disco “O Mar e o Tempo” e “Quem Inventou o Amor”, dedicados às canções do pai, mas também cantou Caymmi em outros momentos. No disco “Duetos”, ela incluiu “Acalanto”, interpretada ao lado do próprio pai. “Foi uma das coisas mais bonitas da minha vida ser a razão de ‘Acalanto’, essa canção de ninar”.

Dorival Caymmi recebe homenagem póstuma.
Dorival Caymmi recebe homenagem póstuma.

Na data em que Dorival Caymmi faria 100 anos, o Especial das Seis vai tocar, na íntegra, o primeiro LP do artista famoso por cantar o mar, a fé e os costumes da Bahia. Nesta quarta-feira, 30.04,  o disco “Canções Praieiras” será apresentado por um dos filhos de Dorival, o também cantor e compositor Dori Caymmi.

Com oito faixas, o álbum traz alguns dos maiores clássicos de Dorival Caymmi, a exemplo de “Saudade de Itapuã”, “A Lenda do Abaeté” e “Quem Vem Pra Beira do Mar”. “Canções Praieiras” levou para todo o país o universo particular e litorâneo de um artista que, munido apenas do violão e da potente voz, emplacou o LP de estreia entre os maiores trabalhos da música brasileira. “Eu acho que não há nada mais bonito na minha vida, nada que eu tenha ouvido com voz e violão, que chegue a metade da impressão que eu tive, desde a mais tenra idade, com meu pai cantando as músicas do mar”, sentencia Dori.

Neste programa, o ouvinte vai conhecer bastidores da gravação de “Canções Praieiras” e comentários de Dori Caymmi sobre as faixas presentes no LP, a exemplo de “Saudade de Itapuã”. “É uma canção super romântica, sobre essa praia que ele adorava, uma canção praieira”.Desde 2013 Dori Caymmi tem organizado diferentes iniciativas ligadas à memória do pai, a exemplo do CD “Caymmi”, no qual revisita o repertório de Dorival ao lado dos irmãos Nana e Danilo. Já em 2014, ele prepara o disco “Caymmi Centenário”, que traz ainda participações de Chico Buarque, Caetano Veloso e Gilberto Gil, além de Mário Adnet, com quem arranja o trabalho a ser lançado no segundo semestre.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111111 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]