FUNCEB Itinerante 2014 promove encontros em sete cidades da Bahia

FUNCEB Itinerante 2014.
FUNCEB Itinerante 2014.
FUNCEB Itinerante 2014.
FUNCEB Itinerante 2014.

Pelo quarto ano consecutivo, a Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB), entidade vinculada à Secretaria de Cultura do Governo do Estado (SecultBA), realiza o FUNCEB ITINERANTE, projeto prioritário que fortalece a diretriz de territorialização nas políticas públicas para as artes no estado. A iniciativa reúne os dirigentes da FUNCEB para visitar territórios baianos, promovendo encontros com o objetivo de estabelecer contato com realidades distintas para a discussão e concepção das ações para as Artes Visuais, Audiovisual, Circo, Dança, Literatura, Música e Teatro. A viagem, que este ano dura 13 dias, vai passar por Feira de Santana, no Portal do Sertão (03/05/2014); Pintadas, na Bacia do Jacuípe (4/5); Juazeiro, no Sertão do São Francisco (6/5); Irecê, no território de mesmo nome (8/5); Ibotirama, no Velho Chico (10/5); Caetité, no Sertão Produtivo (12/5); e Amargosa, no Vale do Jiquiriçá (14/5).

Com esta lista, o FUNCEB ITINERANTE completa a sua intenção de ter alcançado, ao longo do quadriênio da gestão, todos os 27 territórios de identidade da Bahia, incluindo a presença da sede da FUNCEB no território Metropolitano de Salvador. Terão sido mais de 10 mil quilômetros rodados para o contato direto com mais de mil cidadãos nas reuniões, além de visitas a espaços culturais e locais representativos para a cultura de cada região, bem como conversas com artistas, gestores e gente que faz a produção cultural do interior da Bahia ser rica, diversa, viva, atuante. Assim como aconteceu nos últimos dois anos, um blog registrará o diário de bordo da itinerância, com as experiências vividas e em busca de contribuir para a divulgação destes múltiplos cenários: www.fundacaocultural.ba.gov.br/funcebitinerante.

A equipe que integra a comitiva é formada pela diretora geral da FUNCEB, Nehle Franke; a diretora das Artes, Lia Silveira; a coordenadora de Artes Visuais, Elaine Pinho; a coordenadora de Circo, Vika Mennezes; o coordenador de Dança, Matias Santiago; a coordenadora de Literatura, Milena Britto; o coordenador de Música, Cassio Nobre; a coordenadora de Teatro, Maria Marighella; a assessora de Audiovisual e coordenadora do Bahia Film Commission, Alessandra Pastore; o assessor de Relações Institucionais, Kuka Matos; além de assessores técnicos.

Todos eles se farão presentes nos encontros em cada município, que são abertos ao público, e acontecem durante todo o dia (ver horários no serviço abaixo). Em articulação com representantes territoriais da SecultBA presentes em todo o estado e dirigentes locais, a atividade intenciona atrair às cidades visitadas cidadãos de todo seu entorno: artistas, produtores, gestores, professores, pesquisadores, multiplicadores, estudantes e demais profissionais e pessoas interessadas nas Artes. A realização do projeto conta ainda com apoio das prefeituras municipais das cidades envolvidas e da Diretoria de Espaços Culturais da Superintendência de Desenvolvimento Territorial da Cultura (Sudecult/SecultBA).

Além de pautar as linguagens artísticas e as ações realizadas pela FUNCEB, inclusive com uma pretensão devolutiva do que foi feito nos últimos anos, os encontros visam a estimular a organização dos setores artísticos, fomentar o debate, ouvir a sociedade em relação às demandas para as linguagens artísticas e promover a articulação com agentes, grupos e instituições culturais do interior da Bahia. O FUNCEB ITINERANTE 2014 tem ainda o intuito de mobilizar os cidadãos para as eleições do segundo mandato, do biênio de 2015-2016, dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, cuja consolidação é um dos desdobramentos mais relevantes do projeto.

Histórico do FUNCEB ITINERANTE – Na 1ª edição, entre agosto e setembro de 2011, foram visitadas as cidades de Alagoinhas (Litoral Norte-Agreste Baiano), Senhor do Bonfim (Piemonte Norte do Itapicuru), Itaberaba (Piemonte do Paraguaçu), Barreiras (Oeste Baiano), Vitória da Conquista (Vitória da Conquista) e Ilhéus (Litoral Sul). Na 2ª edição, em junho de 2012, a passagem foi por Teixeira de Freitas (Extremo Sul), Jequié (Médio Rio das Contas), Santa Maria da Vitória (Bacia do Rio Corrente), Seabra (Chapada Diamantina), Euclides da Cunha (Semiárido Nordeste II) e Cruz das Almas (Recôncavo). Já na 3ª edição, entre maio e junho de 2013, Valença (Baixo Sul), Porto Seguro (Costa do Descobrimento), Itapetinga (Médio Sudoeste), Macaúbas (Bacia do Paramirim), Jacobina (Piemonte da Diamantina), Paulo Afonso (Itaparica BA/PE) e Serrinha (Sisal) foram as sedes dos encontros.

A partir do que foi apreendido nesta circulação, o planejamento de ações da FUNCEB vem buscando dar retornos às demandas existentes. Dentre os reflexos deste processo, está o edital Calendário das Artes, atendendo ao pleito de instituir um mecanismo de apoio com premissas de territorialização da distribuição de recursos. Outro desdobramento fundamental ocorreu a partir da edição de 2012, quando o FUNCEB ITINERANTE permitiu a eleição de membros para composição dos Grupos de Articulação Setorial (GAS), que, com representantes de toda a Bahia, deram andamento ao processo de formação dos Colegiados Setoriais das Artes da Bahia, posteriormente instituídos em dezembro de 2012. Assim, a ação contribuiu decisivamente para que se concretizasse este feito inédito na institucionalização da Cultura no estado.

FUNCEB ITINERANTE 2014

03/05 (sábado): FEIRA DE SANTANA

Centro de Cultura Amélio Amorim, 10h às 18h

04/05 (domingo): PINTADAS

Colégio Estadual Normal de Pintadas, 9h às 18h

06/05 (terça-feira): JUAZEIRO

Centro de Cultura João Gilberto, 10h às 18h

08/05 (quinta-feira): IRECÊ

Colégio Modelo Luís Eduardo Magalhães, 9h às 18h

10/05 (sábado): IBOTIRAMA

Centro Territorial de Educação Profissional, 9h às 18h

12/05 (segunda-feira): CAETITÉ

Casa Anísio Teixeira, 9h às 18h

14/05 (quarta-feira): AMARGOSA

Centro de Formação de Professores/UFRB, 9h às 18h

Credenciamento: Meia hora antes do início das atividades

Intervalo para almoço: 12h às 14h

Aberto ao público

www.fundacaocultural.ba.gov.br/funcebitinerante

Realização: Dirart/ FUNCEB/ SecultBA

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116777 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.