Feira dos Caxixis movimenta Recôncavo na Semana Santa

Nazaré das Farinhas sedia Feira dos Caxixis.
Nazaré das Farinhas sedia Feira dos Caxixis.
Nazaré das Farinhas sedia Feira dos Caxixis.
Nazaré das Farinhas sedia Feira dos Caxixis.

O município de Nazaré abriga uma das feiras de artesanato mais antigas do país. A Feira dos Caxixis reúne, há mais de três séculos, história, arte e tradição em um só lugar. O evento atrai baianos e turistas que admiram os caxixis – miniaturas de objetos em cerâmica produzidos na região.

Com o tema Balé das Mãos, a Feira, que será realizada de 17 a 20 de abril, movimenta o Recôncavo Baiano durante o feriado da Semana Santa. Para animar o público, já estão confirmadas apresentações das bandas Psirico (18/04/2014) e Adão Negro (19/04), além do cantor Saulo (20/04) e grupos locais.

Durante os quatros dias do evento, as praças Alexandre Bittencourt e Coronel José Bittencourt ganham um colorido especial com as tradicionais peças de cerâmica que enfeitam a cidade. Além das peças em miniaturas, moringas, potes, cofres em forma de porquinhos, jarras, purrões e outros produtos fazem parte da exposição. A feira conta com 350 barracas, sendo 200 dedicadas às peças de cerâmicas produzidas pelos oleiros do distrito de Maragogipinho, localizado no município de Aratuípe, a 222 km da capital baiana.

Roteiro turístico – A cidade de Nazaré, distante 239 km de Salvador, é destino indicado para quem deseja ampliar o universo cultural e artístico. Durante o passeio, o visitante descobre que não dá para ir embora sem, pelo menos, conhecer alguns lugares. Entre eles, o galpão próximo ao espaço onde acontece a feira e que exibe a famosa locomotiva “Maria Fumaça”, adquirida em 1873, patrimônio histórico dos nazarenos. O lugar acomoda a primeira locomotiva de tram-road do município, a Visconde de São Lourenço, ao redor da qual funcionam diversas lojas e restaurantes que se tornam uma opção de diversão nos finais de semana.

Os visitantes também podem passear pela Via Sacra da cidade e orar aos pés do imponente Cristo, com 15 metros de altura, localizado no Morro do Silêncio, de onde abraça a cidade. De lá do alto é possível ver as peças artísticas de autoria do escultor Felix Sampaio e ainda desfrutar de uma bela vista do cenário que compõe a cidade. Já a Via Sacra conta, de forma artística e com esculturas, a história da Paixão de Cristo, em 14 estações.

Serviço

Programação

Sexta-feira (18/04/2014) – Psirico e Babado Novo

Sábado (19/04/2014) – Negra Cor, Renato Rocha, Adão Negro e Raro Swing

Domingo (20/04/2014) – Saulo e Edcity

Nazaré – Como chegar

Via terrestre

Partindo de Salvador pela BR-324, sentido Feira de Santana, subir o viaduto que dá acesso à BR-101, seguir sentido Santo Antônio de Jesus e continuar pela rodovia BA-046, até Nazaré. Outra opção é atravessar a Baía de Todos-os-Santos, pelo sistema ferry-boat, até Bom Despacho, na Ilha de Itaparica. A partir daí, deve-se trafegar por 61 km pela BA-001 até a cidade de Nazaré. Quem preferir viajar de ônibus pode consultar as linhas de transportes intermunicipais no site da Agência Estadual de Regulação de Serviços Públicos de Energia, Transportes e Telecomunicações da Bahia (Agerba): www.agerba.ba.gov.br/transporte/duas_localidades.asp.

Onde ficar e onde comer

Para obter informações de locais para hospedagem e alimentação basta acessar o portal oficial de turismo do Estado: www.bahia.com.br.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 111182 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]