Deputada Graça Pimenta destaca papel do jornalista no fortalecimento da democracia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Deputada Graça Pimenta apresenta Moção de Aplauso para o Dia do Jornalista.
Deputada Graça Pimenta apresenta Moção de Aplauso para o Dia do Jornalista.
Deputada Graça Pimenta apresenta Moção de Aplauso para o Dia do Jornalista.
Deputada Graça Pimenta apresenta Moção de Aplauso para o Dia do Jornalista.

Uma Moção de Aplauso foi apresentada pela deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) na Assembleia Legislativa (AL) com o objetivo de parabenizar os jornalistas, em especial os baianos, pela passagem do dia da categoria, celebrado nesta segunda-feira (07/04/2014). No documento, a parlamentar destacou o empenho dos profissionais em esclarecer os fatos para a sociedade e desejou que a categoria seja cada vez mais valorizada.

“Vivemos em uma sociedade onde a informação é bastante valorizada. Tal valorização foi construída ao longo do tempo e os jornalistas contribuíram muito para que isso acontecesse. A função desses profissionais é de grande responsabilidade social, pois eles têm o dever de checar os fatos e transmiti-los do modo mais fiel possível à forma como ocorreram, considerando que a linguagem utilizada na transmissão da notícia deve levar em conta o público a qual ela se destina”, declara Graça Pimenta na moção.

A parlamentar acrescenta que, para muitos, pode parecer fácil exercer o jornalismo, porém às vezes o exercício da profissão traz riscos ao profissional. “A data é comemorativa, mas a lembrança dos jornalistas que perderam a vida cumprindo o seu trabalho é inevitável. O jornalista Tim Lopes, morto no Rio de Janeiro em 2002 ao fazer matéria investigativa sobre tráfico de drogas e corrupção de menores, é exemplo dos riscos que esse ofício traz consigo”, pontua.

As formas de transmissão jornalística são cada vez mais ampliadas, a exemplo da internet, jornal e rádio. Cabe ao jornalista acompanhar as modernizações, tornando a produção e divulgação noticiosa cada vez mais dinâmica, sem deixar de lado a ética profissional. Os jornalistas são formadores de opinião, portanto, podem contribuir para que a sociedade mude o conceito que tem sobre o que está sendo noticiado, favorecendo assim a consolidação da democracia no meio social.

Graça Pimenta solicitou que o documento chegue ao conhecimento dos presidentes da Associação Baiana de Imprensa (ABI), Walter Pinheiro; do Sindicato dos Jornalistas Profissionais da Bahia (Sinjorba), Marjorie da Silva; e da Seccional Norte/Nordeste da ABI, em Feira de Santana, Jair Cezarinho; além do diretor da Regional Nordeste do Sinjorba, em Feira de Santana, Wilson Mário Silva; e também da imprensa baiana.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113912 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]