Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 18 de abril de 2014

Antônio José Larangeira.
Antônio José Larangeira.

O aeroporto de Feira?

Segundo estamos informados, um levantamento feito com conhecimento do Infraero,  o Aeroporto João Durval Carneiro que deverá  ser reconstruído pelo governo estadual merece mais  atenção das autoridades . É que Feira de Santana possui uma população regional de  dois  milhões e meio de habitantes, que possibilita o embarque e desembarque diário no Aeroporto Luis Eduardo Magalhães de aproximadamente cinco mil pessoas, causando um tráfego intenso na rodovia Br324. Pelo estudo feito, se o aeroporto feirense for construído com a dimensão que precisa, deverá ter trinta vôos por dia. Consta que as companhias aéreas consultadas sabem disso.  Com respeito a Vitoria da Conquista, para  que um aeroporto naquela cidade com dimensão superior ao de Feira de Santana, a maior cidade da Bahia em tudo, depois de Salvador?

Senador e agua

Aprovado por unanimidade na manhã de quarta-feira (16/04/2014) na Comissão de Assuntos Sociais (CAS) do Senado, o projeto de lei do Senador João Durval (PDT-BA) que obriga condomínios e órgãos públicos a prever, a partir da sanção – em seus projetos de construção – sistemas de reaproveitamento da água da chuva. A relatora foi a senadora Lucia Vânia (PSDB-GO), que mesmo pressionada por sindicatos de construtores, deu parecer favorável ao projeto. A ideia do senador baiano muda as diretrizes nacionais do saneamento básico, ao propor que, a partir de agora, todos os edifícios e condomínios residenciais sejam obrigados a contar com sistema de reaproveitamento da água da chuva a ser utilizada para, por exemplo, lavar calçadas e para esgotamento sanitário. Com isso, ele espera reduzir o desperdício da água tratada, pela qual o usuário precisa pagar e que a cada dia se torna mais rara e cara.A captação de 20% das águas da chuva deve ser suficiente para economizar um percentual significativo de água tratada. Além disso, João Durval explica que a captação deve também reduzir o impacto das águas pluviais sobre as cidades que muitas vezes vivem situações de enchentes, por falta de redes com volume que permita escoar as enxurradas.

Cientista e Seminário Internacional

O II Seminário Internacional de Ecoética da Caboronga Brasil-Europa será realizado no sábado, 26, em Ipirá, Bahia, no Centro Cultural Elofilo Marques. A promoção é da Associação Reserva Ecológica da Caboronga (Areca) e consta na programação, abertura pelo cientista e  bioquímico Jolival Alves Soares, coordenador geral do evento, às 8 horas. Na seqüência, as palestras “Ética e Espiritualidade”, às 8h30, por Társis Wallace Rodrigues Lemos (Brasil); e “Meio Ambiente e Sustentabilidade”, às 9h30, pelo professor doutor Christian Peisker-Gussmann (Suíça). Depois de intervalo para almoço, as palestras “Educação Ambiental – Instrumento Racional para Mudança”, às 14h30, pelo professor doutor Jorge Martinez Quesada (Espanha); e “Meio Ambiente – Direito Humano e Dever de Todos”, às 15h30, professor doutor Manoel Falconery Rios Júnior (Brasil) À noite, às 23 horas, realização de baile de gala no Espaço de Eventos da Fundal, tendo como atrações Robson Miguel, considerado o violonista nº 1 do mundo, e o cantor de boleros Francis Xavier. Traje: passeio completo. Ingresso: R$ 25,00, reserva de mesas com: Gabriel Eustáquio de Rezende

Data

Domingo na Praia do Forte, a artista plástica Linda Côrtes vai comemorar a sua data maior com almoço em família.Não precisa dizer que amigos mais próximos irão abraçá-la na oportunidade.

Greve

Com a greve da Policia Militar a vida social da cidade foi totalmente transformada. Muita gente que iria passar o feriadão da páscoa em suas casas de praia na Ilha de Itaparica ou mesmo nos balneários da Praia do Forte, Guarajuba enfim na Linha Verde, cancelaram suas idas. Ficaram recolhidas em suas residências. Somente viajaram os que tinham programados o exterior como Maria da Graça e Wilson Pereira, Beatriz e Celso Pereira e Yeda e Armando Sampaio entre outros que estão girando entre Portugal, Espanha e França.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3098 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]