Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 03 de abril de 2014

A advogada Beatriz Pereira e a arquiteta Cassinha Faria, socialmente .
A advogada Beatriz Pereira e a arquiteta Cassinha Faria, socialmente .
A advogada Beatriz Pereira e a arquiteta Cassinha Faria, socialmente .
A advogada Beatriz Pereira e a arquiteta Cassinha Faria, socialmente .

IPTU, as classes produtoras e o prefeito

Na tarde de segunda-feira ultima, o prefeito José Ronaldo de Carvalho  se reuniu com representantes da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), CDL, CIFS e Sindicato de Hotéis e disse que estava aberto ao diálogo, mas que não poderia mudar a lei aprovada pela Câmara de Vereadores. Ou seja, quem quiser pedir revisão de IPTU terá que ir à Secretaria da Fazenda, que tratará caso a caso. Nos reunimos com o Prefeito José Ronaldo e o Secretário Expedito Eloy na segunda-feira (31/03/2014) à noite para tratar do IPTU 2014. O presidente da Associação Comercial Marcelo Alexandrino colocou ao prefeito a extrema preocupação com a majoração exacerbada dos valores do IPTU 2014, principalmente com relação a falta de condição absoluta de arcar com este custo inesperado por não estar previsto nos nossos orçamentos dos contribuintes. Foi mais adiante ao reafirmas de que  a classe empresarial compreende a necessidade de reajuste dos valores atuais de IPTU, porém não no nível apresentado de uma única vez. O alcaide explanou sobre as necessidades da cidade e do aumento, e foram taxativos quanto não quererem prejudicar o setor empresarial com aumentos abusivos de 1.700% e que todas as distorções serão corrigidas, bastando que para isto cada contribuinte se dirija ao CEAF para tratar de seus casos. Comentou que a maioria dos imóveis de Feira de Santana estão cadastrados como residenciais e que correções no cadastro técnico são necessárias e não poderão deixar de ser feitas, porém os ajustes e erros encontrados serão equacionados. Insistiu Marcelo Alexandrino numa negociação coletiva para diminuir o impacto do reajuste, porém ficou mantida a posição da prefeitura, até por questões jurídicas, pois uma alteração da lei aprovada em 2013 na Câmara só teria validade em 2015. O Prefeito também rejeitou a possibilidade de ter feito o reajuste escalonado no decorrer dos anos, pois teria o mesmo impacto ano a ano.

Jogos da Diversidade

A linguagem do esporte é universal. E nesta sexta-feira essa característica mais uma vez será evidenciada com a realização dos Jogos da Diversidade, que pela sexta vez reunirá atletas nas mais variadas categorias. A previsão dos organizadores é que pelo menos 300 atletas de toda a Bahia participem das competições, que marcarão a abertura do calendário de atividades esportivas oficiais do Município de Feira de Santana. Os VI Jogos da Diversidade serão abertos oficialmente às 9h, com solenidade programada para o Ginásio Municipal Municipal Joselito Amorim. A partir das 9h40 serão iniciadas as competições de Capoeira, Basquete (para cadeirantes), Futebol de 05 (para cegos). Depois do intervalo para o almoço as atividades esportivas serão reiniciadas, dessa vez no Complexo Esportivo Oyama Pinto. A partir das 14h acontecerão as competições de Futsal e Atletismo para deficientes intelectuais e visuais. Logo em seguida haverá Handebol para deficientes intelectuais e auditivos e Jogos de Salão para deficientes auditivos, visuais e físicos. Também à tarde será realizada competição na modalidade Natação, para deficientes físicos e visuais, na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Os Jogos da Diversidade são organizados pela Diretoria de Esportes da Secretaria de Cultura, Esporte e Lazer. A coordenação do evento este ano está a cargo dos professores Antônio Carlos Rocha, chefe da Divisão de Atividades Esportivas, e Deraldo Gomes Azevêdo.

Colbert deixa Câmara

Depois de 15 meses, como deputado federal Colbert Filho deixa a Câmara Federal, já que é o primeiro suplente em uma coligação que teve como titular Maurício Trindade (Pros), secretário do governo ACM Neto por igual período. Colbert Filho deixa como marca o seu empenho na busca de recursos para Feira de Santana, além de ser um elo entre José Ronaldo e o governo Dilma, principalmente nos ministérios administrados pelo PMDB.

 Vagas em oficinas

O Centro Universitário de Cultura e Arte , entidade vinculada à Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), oferece 18 vagas para oficinas de produção em vídeo básico e vídeo e performance básicos. Os interessados devem ser maiores de 14 anos.  O aluno deve apresentar, no ato da matrícula, original de comprovante de residência e de documento de identificação com foto ou certidão de nascimento e original e cópia do comprovante de depósito da taxa de matrícula.

Novos contabilistas

Foi realizada no ultimo sábado, a formatura da turma 2013.2 de Ciência Contábeis da FAT. Asolenidade de colação de grau aconteceu no Zillas Cerimonial. O diretor acadêmico e coordenador do curso de Contábeis, Prof. Dr. José Maria Dias Filho, enalteceu o empenho dos formandos ao longo da graduação, relembrando que este deve ser apenas o início da jornada em busca do conhecimento no nível superior.

O professor Kroiff Araujo foi o patrono da turma e o Prof. Joselito Ribeiro, o paraninfo. S. Lula foi o funcionário homenageado pela turma, que escolheu os professores Cleusson Bastos, Laerson Lopes, Vanessa Borges, Juliano Almeida e Luiz Alberto Lago também para prestar homenagens. O também Prof. Fernando Gentil foi eleito amigo da turma.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3181 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.