Biblioteca Pública da Bahia recebe Encontro de Escritores

Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe Encontro de Escritores.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe Encontro de Escritores.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe Encontro de Escritores.
Biblioteca Pública do Estado da Bahia recebe Encontro de Escritores.

O deputado e escritor angolano John Bella estará em Salvdor, nos próximos dias 24, 25 e 26 de abril de 2014 (quinta, sexta e sábado), para participar do IV Encontro de Escritores Baianos (ENEB), que será realizado na Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Rua General Labatut, 27 – Barris). No evento, o africano lançará o romance “Os Primeiros Passos da Rainha Njinga” (Ed. O Cão que Lê), um romance histórico que traz grandes referências históricas do Brasil e ainda fará uma palestra com enfoque na poética africana nas obras literárias do poeta angolano Agostinho Neto. John Bella será apresentado pelo poeta carioca Éle Semog, que tem uma forte militância negra em todo país e é um dos responsáveis pelo trabalho do Grupo Quilombhoje de Literatura de São Paulo.

Quem também está confirmado na programação, no quadro “Ponto de Vista”, é o Pastor Manassés, fundador da instituição que leva seu nome e que trabalha na recuperação de dependentes químicos. Na ocasião, o pastor falará do livro que está no prelo e sobre dependência química, recuperação de drogados e suas terapias. “Será uma entrevista esclarecedora diante do trabalho que é desenvolvido em todo país pela Instituição Manassés”, antecipa o jornalista Roberto Leal, o curador do ENEB.

Homenagem – Este ano o ENEB homenageia o “Poeta das Flores” Vagner Américo, uma figura folclórica e histórica da nova poética contemporânea da Bahia, um dos maiores e mais respeitados poetas da geração romântica, que receberá o título de Personalidade de Importância Cultural, oferecido pela UBESC/ÒMNIRA, que anualmente homenageia uma personalidade de destaque do cenário cultural baiano.

A programação contará ainda com palestras, mesa redonda, recital poético, intercâmbio cultural, bate papo com autores, coquetel de lançamento de obras literárias, “Oficina de Cordel”, com o Cordelista José Walter, troca e venda de livros a preço mais baixos e distribuição de impressos poéticos. Além disso, haverá o “Momento da literatura infantil”, com a escritora Iray Galrão com o seu livro “Bia a nuvem que não queria chover”. Os escritores mirins Lucas Yuri e Ítalo Silva com o projeto Tabuleiro das Letrinhas Baianas, com contação de história com a poetisa Rosana Paulo, leituras de textos de escritores e bate papo, com a participação de Antonio Cedraz, Sandra Popoff, dentre outros.

Lançamento – No encontro será lançado a 7ª edição da “Revista Òmnira”, uma publicação internacional que traz entre seus colunistas Alberto Peixoto, Carlos Souza Yeshua, Cosme Custório, Germano Machado, Roberto Leal, Malu Ferreira, Edneia Andrade, Valdeck Almeida de Jesus, Vera Passos, Hirondia Joshua e Paulo Ngunhe (Moçambique), José Walter (Brumado/BA), Julia Bianchini (Paraná), Márcio Mello (Jacobina/BA), Ruth Pessanha Viana (RJ), Zenir Izaguirre (São Jeronimo/RS), dentre outros poetas e escritores.

Na programação também serão realizados diversos lançamentos de livros, como o romance policial “Abaeté: o predestinado”  Ed. Ómnira/BA, do escritor cearense, radicado na Bahia, Edival Rosas; a coletânea “Prêmio Literário Valdeck Almeida de Jesus – 2013”, resultado de um concurso internacional que selecionou 188 escritores para participarem da publicação coletiva. Dentre eles: 33 poetas baianos, além de portugueses, americanos, moçambicanos, angolanos, autores do Japão, Suíça, Romênia, Itália e Sérvia. A escritora costa riquenha Shirley Campbell Barr foi convidada especial para fazer parte dessa edição. E ainda a coletânea de contos Os Dribles do Acaso, de Alfredo Gonçalves de Lima Neto, uma obra com dez contos, tendo registro de episódios ocorridos na cidade de Salvador – Bahia, nas décadas de 60 e 70.

O público presente poderá conferi uma grande exposição de obras de escritores baianos, em diversos gêneros  e temas, das Editoras Òmnira, Vento Leste, Artpoesia e Editoração CEPA, dentre outras. Como atração musical a oportunidade é dos garotos da Banda Ohana Crew (MC Torres, LE4L e DJ Inc), que vão movimentar a poética e a cena hip hop, com suas músicas autorais. O grupo de jovens que está em inicio de carreira, quer mostrar seu trabalho e conquistar novos públicos.

O ENEB é um evento que tem a realização da União Baiana de Escritores (UBESC), com o apoio da Fundação Pedro Calmon e APUB – Sindicato e site: www.galinhapulando.com. Tem a coordenação do jornalista Carlos Souza Yeshua e curadoria do jornalista e editor Roberto Leal.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115041 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.