Vida as margens de rios baianos é retratada na exposição Fronteira das Águas Vida

Exposição Fronteira das Águas Vida.
Exposição Fronteira das Águas Vida.
Exposição Fronteira das Águas Vida.
Exposição Fronteira das Águas Vida.

Uma abordagem de cenas do cotidiano das comunidades que vivem às margens dos três rios baianos – Contas, na Chapada Diamantina, Grande, no Oeste, e o Rio Paraguaçu, no Recôncavo. Esta é a proposta da exposição fotográfica realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema),nos Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, no período de 21 a 27 de março de 2014, que por meio de imagens do fotógrafo Álvaro Villela traça a relação desses grupos sociais com o meio ambiente.

Denominada Fronteira das Águas, a exposição – homenagem da Sema ao Dia Mundial da Água,comemorado em 22 de março – as imagens trazem para a cena urbana um retrato da vida, história e a interrelação com o meio ambiente, sobretudo com as águas. “Pretendemos instigar o conhecimento, para a partir de então, incentivar a atuação consciente no que se refere a defesa da nossa fauna e flora, e a valorização dos conhecimento que essas populações guardam sobre a natureza”, destacou o fotógrafo Álvaro Villela.

Nessa perspectiva, a mostra do fotógrafo, traduzida em imagens preta e branca, está ancorada na ideia de que é impossível separar arte da vida. A exposição busca proporcionar aos visitantes a possibilidade de pensar e conhecer um pouco a rotina destas populações, que detém o conhecimento da boa integração com os recursos naturais. “O intuito é retratar a relação dos grupos,buscando compreender que a preservação da água está diretamente ligada à preservação da vida”, comenta Álvaro.

Sobre o fotógrafo – Soteropolitano, Álvaro Villela é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).A partir de 1989, passou a se dedicar às imagens como uma forma de se relacionar com o mundo, trocar ideias e emitir opiniões. “A fotografia é a minha razão de ser. O meio ambiente e o homem como parte dele, sempre estiveram inseridos no meu trabalho”, destacou.

Serviço:

O quê: Exposição Fronteira das Águas

Onde: Salvador Shopping (Piso L1 – próximo ao espaço gourmet) e Salvador Norte Shopping (Piso L1 – acesso B)

Quando: 21 a 27 de março de 2014

Quanto: gratuita

Visitação: Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo das 12h às 21h;

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 120633 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.