

Uma abordagem de cenas do cotidiano das comunidades que vivem às margens dos três rios baianos Contas, na Chapada Diamantina, Grande, no Oeste, e o Rio Paraguaçu, no Recôncavo. Esta é a proposta da exposição fotográfica realizada pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente (Sema),nos Salvador Shopping e Salvador Norte Shopping, no período de 21 a 27 de março de 2014, que por meio de imagens do fotógrafo Álvaro Villela traça a relação desses grupos sociais com o meio ambiente.
Denominada Fronteira das Águas, a exposição homenagem da Sema ao Dia Mundial da Água,comemorado em 22 de março as imagens trazem para a cena urbana um retrato da vida, história e a interrelação com o meio ambiente, sobretudo com as águas. Pretendemos instigar o conhecimento, para a partir de então, incentivar a atuação consciente no que se refere a defesa da nossa fauna e flora, e a valorização dos conhecimento que essas populações guardam sobre a natureza, destacou o fotógrafo Álvaro Villela.
Nessa perspectiva, a mostra do fotógrafo, traduzida em imagens preta e branca, está ancorada na ideia de que é impossível separar arte da vida. A exposição busca proporcionar aos visitantes a possibilidade de pensar e conhecer um pouco a rotina destas populações, que detém o conhecimento da boa integração com os recursos naturais. O intuito é retratar a relação dos grupos,buscando compreender que a preservação da água está diretamente ligada à preservação da vida, comenta Álvaro.
Sobre o fotógrafo Soteropolitano, Álvaro Villela é jornalista formado pela Universidade Federal da Bahia (Ufba).A partir de 1989, passou a se dedicar às imagens como uma forma de se relacionar com o mundo, trocar ideias e emitir opiniões. A fotografia é a minha razão de ser. O meio ambiente e o homem como parte dele, sempre estiveram inseridos no meu trabalho, destacou.
Serviço:
O quê: Exposição Fronteira das Águas
Onde: Salvador Shopping (Piso L1 próximo ao espaço gourmet) e Salvador Norte Shopping (Piso L1 acesso B)
Quando: 21 a 27 de março de 2014
Quanto: gratuita
Visitação: Segunda a sábado, das 9h às 22h; domingo das 12h às 21h;