Tempo de Quaresma

Tentaciones_de_Cristo_(Botticelli)A Quaresma simboliza a Missão do Nosso Senhor Jesus Cristo aqui na Terra. É uma síntese, um resumo do seu apostolado há dois mil anos atrás.

Nos quarentas dias que Ele jejuou e meditou no deserto, o inimigo o tentou lhe oferecendo as glorias do mundo. Que lhe ofereceu o maligno? Poder passageiro, gloria vã, prazeres fúteis.

O Senhor lhe respondeu: Meu Reino não é deste mundo. Jesus venceu. Venceu o pecado. Venceu a morte.

O tempo de Quaresma é coroado com a sua morte, para ressuscitar ao terceiro dia.

Jesus é o segundo Adão. O Adão que venceu. Venceu o pecado e a morte. Maria, sua Mãe, é a segunda Eva. A Eva que venceu. Venceu o pecado e a morte.

Assim como o Cristo, nele devemos nos espelhar para vencer o pecado e a morte. Assim como Ele ressuscitou, que com a imitação de Cristo possamos nós também ressuscitar para a vida eterna.

A Paz de Deus seja conosco.

Juarez Duarte Bomfim
Sobre Juarez Duarte Bomfim 740 Artigos
Baiano de Salvador, Juarez Duarte Bomfim é sociólogo e mestre em Administração pela Universidade Federal da Bahia (UFBA), doutor em Geografia Humana pela Universidade de Salamanca, Espanha; e professor da Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS). Tem trabalhos publicados no campo da Sociologia, Ciência Política, Teoria das Organizações e Geografia Humana. Diversas outras publicações também sobre religiosidade e espiritualidade. Suas aventuras poético-literárias são divulgadas no Blog abrigado no Jornal Grande Bahia. E-mail para contato: [email protected]