Salvador: prefeito ACM Neto muda gabinete

Luiz Carreira assume Casa Civil da prefeitura de Salvador.
Luiz Carreira assume Casa Civil da prefeitura de Salvador.
Luiz Carreira assume Casa Civil da prefeitura de Salvador.
Luiz Carreira assume Casa Civil da prefeitura de Salvador.

Numa concorrida solenidade realizada no Palácio Thomé de Souza, o ex-deputado federal Luiz Carreira assumiu hoje a chefia da Casa Civil da Prefeitura de Salvador no lugar de Albérico Mascarenhas, que vai se dedicar a projetos pessoais. Antes da posse, Carreira passou cerca de quatro horas reunido com o prefeito ACM Neto e Mascarenhas, no gabinete do palácio, conhecendo profundamente os projetos coordenados pela Casa Civil, entre eles o Planejamento Estratégico, que estabelece as metas de cada secretaria até dezembro de 2016, e as obras de requalificação da orla.

“Assumo numa condição diferente daquela encontrada por meu amigo Albérico Mascarenhas, com quem já tive a oportunidade de trabalhar no governo do estado quando ele era secretário da Fazenda e eu, do Planejamento. Ele encontrou uma Prefeitura desarrumada e ajudou a colocar ordem na Casa. Eu já assumo no momento em que os projetos desenhados no primeiro ano começam a alavancar por conta da competência de uma equipe de primeira montada na Casa Civil e o apoio de todos os secretários, além da liderança do prefeito”, afirmou Luiz Carreira, que tem 66 anos e é administrador público.

O novo secretário assumiu o compromisso de dar continuidade ao trabalho do antecessor, aprimorando ainda mais o trabalho da Casa Civil, responsável pela coordenação do Planejamento Estratégico e dos projetos estruturantes, a exemplo também da implantação do BRT que vai ligar a Estação da Lapa à região do Iguatemi, na primeira fase. “A gestão de Albérico Mascarenhas na Casa Civil deixou dois legados importantes: o primeiro o de ter montado uma equipe de técnicos extraordinária. O segundo foi justamente o Planejamento Estratégico, que é a bússola dessa administração e que está sendo seguido à risca”, declarou ACM Neto.

O prefeito agradeceu a presença da equipe da Casa Civil presente na solenidade e das demais autoridades, em especial ao presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Nilo. Também participaram do ato de posse a vice-prefeita Célia Sacramento, 22 vereadores, incluindo o presidente da Câmara, Paulo Câmara, deputados estaduais, secretários e dirigentes de órgãos públicos, além da imprensa.

Neto elogiou o trabalho de Albérico Mascarenhas, confidenciando que já sabia da impossibilidade do agora ex-secretário deixar o governo para se dedicar a projetos pessoais. “Sabíamos que isso podia acontecer, e entendo os motivos de Albérico. Ele fez um grande trabalho e que terá continuidade, pois Luiz Carreira também é um quatro extremamente competente e preparado para a função. Ele tem esse perfil de coordenador”, salientou o prefeito, acrescentando que 2014 será um ano de muitas obras e realizações graças ao planejamento da Casa Civil em parceria com as secretariais.

Albérico Mascarenhas, por sua vez, disse que vai continuar colaborando com a Prefeitura. “Saiu com a sensação de dever cumprido, e quero continuar colaborando. Salvador está no rumo certo. Para mim foi um orgulho ter servido à cidade. Agradeço muito ao prefeito ACM Neto pela oportunidade e pelo desafio. Acredito que conseguimos arrumar a casa”.

Currículo – Luiz Carreira, 66 anos, é natural de Salvador, Bahia. Graduou-se em Administração Pública pela Escola de Administração da Universidade Federal da Bahia (UFBA) em 1973. Fez pós-graduação em Administração Pública (Instituto Internacional de Administração Pública, Paris), Análise Regional e Organização do Espaço e Sociologia para o Desenvolvimento (Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Econômico e Social, Universidade de Paris I, Sorbonne), além do mestrado em Geografia Humana e Organização do Espaço (Instituto de Geografia, Universidade de Paris I, Sorbonne).

Durante a sua vida profissional, ocupou inúmeros cargos importantes na administração pública estadual, entre os quais o de secretário de Planejamento, Ciência e Tecnologia da Bahia (1994-2002). Com referência de bom gestor, Luiz Carreira coordenou nessa pasta inúmeros projetos importantes para o estado nas áreas de planejamento, ciência e tecnologia, meio ambiente, desenvolvimento rural e urbano. Nesse período, foi responsável pela captação de expressivos recursos junto às agências financeiras nacionais e internacionais.

Em Salvador, coordenou diversas ações do estado na cidade, a exemplo da reforma e ampliação do aeroporto, do projeto de Novos Alagados, da implantação do Parque de Esculturas do Museu de Arte Moderna da Bahia, da revitalização dos parques Costa Azul, Jardim dos Namorados e Dique do Tororó. Em 2003, foi eleito deputado federal pelo PFL (hoje Democratas), sendo reeleito para o período parlamentar 2007-2010.

Em Brasília, tornou-se uma referência técnica no partido, tendo, inclusive, ocupado a diretoria da Fundação Liberdade e Cidadania e presidido a Comissão de Meio Ambiente da Câmara Federal. Nos últimos três anos, Luiz Carreira esteve na iniciativa privada, onde ocupou o cargo de diretor-presidente da Bahia Terminais S.A., empresa do setor portuário.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114963 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.