Salvador: Exposição fotográfica da EBDA atrai turistas

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Exposição fotográfica da EBDA atrai turistas.
Exposição fotográfica da EBDA atrai turistas.
Exposição fotográfica da EBDA atrai turistas.
Exposição fotográfica da EBDA atrai turistas.

Está aberta para visitação do público, gratuitamente, a exposição fotográfica “Valorização da Mulher no Campo”, promovida pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), órgão vinculado à Secretaria Estadual da Agricultura (Seagri). As fotografias que mostram a realidade de mulheres do campo, no desenvolvimento das atividades agropecuárias e de economia criativa podem ser apreciadas até o dia 21 de março, no Instituto Mauá, localizado no Pelourinho.

A exposição é formada por 24 fotografias retiradas do acervo da EBDA, clicadas em diversas regiões da Bahia, onde a empresa presta Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater). “São personagens reais que retratam um pouco da história da agricultura familiar baiana. Mulheres batalhadoras que veem nos seus trabalhos a concretização de seus sonhos”, afirmou o presidente da EBDA, Elionaldo de Faro Teles.

O turista de Pelotas, Rio Grande do Sul, Kênio de Jesus ficou encantando com a fotografia que mostra uma agricultora do município de Camamu, que produz corante natural de urucum. “A imagem me chamou muita atenção porque eu não conhecia este tipo de trabalho”, explicou o visitante.

Flávio Nascimento, residente em Natal, Rio Grande do Norte estava passeando pelo Pelourinho, quando foi atraído pelo cartaz de divulgação da exposição. Ele conta que, logo ao entrar no Instituto, seguiu direto para as fotografias. “Achei muito interessante o tema que tem tudo a ver com o mês voltado para a comemoração do Dia Internacional da Mulher”, disse o turista, após permanecer por mais de dez minutos contemplando a imagem de uma marisqueira em seu cenário de atividade.

Não só turistas de outros estados e países, como nativos e pessoas de outras localidades da Bahia podem conferir de perto os trabalhos feitos por mulheres dos municípios de Aratuípe, Irecê, Paratinga, Aratuípe, Maragogipinho, Palmares, Camamu e Bom Jesus da Lapa.

Mesa redonda de mulheres

Visando discutir as “Políticas Públicas para as Mulheres da Bahia”, acontece, na próxima quinta-feira (13), às 9h, no auditório do Instituto Mauá, uma mesa redonda formada por mulheres de diversos segmentos sociais. A ação da EBDA faz parte da programação referente ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último sábado, dia 8 de março.

Além de apreciar as imagens da exposição, o público discutirá o tema que tem como foco as Políticas Públicas adotadas pelos governos Estadual e Federal. Por meio de ações de Ater, aplicadas pela EBDA, diversas mulheres são beneficiadas e incluídas nos projetos que contribuem para a melhoria de vida de agricultoras familiares, artesãs, marisqueiras, assentadas, quilombolas, indígenas, extrativistas e pescadoras artesanais.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 123164 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.