Salvador – Carnaval 2014: guitarra baiana anima folião pipoca

Guitarra baiana anima a folia pipoca.
Guitarra baiana anima a folia pipoca.
Guitarra baiana anima a folia pipoca.
Guitarra baiana anima a folia pipoca.

É pensando no folião pipoca, que compõe o público majoritário do carnaval de Salvador, segundo pesquisa feita pela SecultBA, que o Carnaval da Cultura traz, nesta segunda-feira (03/03/2014), mais uma programação gratuita, onde a guitarra baiana é o destaque da noite.

Às 20h, a guitarra baiana volta a ecoar, dessa vez, no Circuito Dodô, na Barra, com o Microtrio Rixô Elétrico. Movido por pedais de bicicleta, o Rixô foi idealizado há quatro anos pelo compositor, guitarrista e bandolinista baiano Fred Menendez, que promete um repertório marcado por muito frevo, axé e lambada, que será executado junto aos músicos Shafiek Patriarca (baterista), Eduardo Brandão (violão) Fábio Rocha (baixista) e Eleilson Amorim (tecladista).

O Rixô Elétrico nasceu com o mesmo objetivo que a Fobica da década de 1950: levar, de graça, alegria e cultura ao público. Discípulo de Osmar Macedo, Fred Menendez iniciou seu trabalho com o pau elétrico, como primeiro foi chamada a guitarra baiana, aos 13 anos de idade. Em  três décadas de carreira, manteve-se fiel ao instrumento, mantendo sua timbragem, tradição e características sonoras. Além de compor temas específicos para tocar com a guitarra, também a utiliza para adaptar grandes sucessos.

Terça – No último dia de carnaval, terça (04/03), o folião pipoca pode curtir dois microtrios na Barra: Tuk Tuk Sonoro e o MicroTrio 2014, a partir das 14h. No mesmo dia, às 16h, é a vez do microtrio 100 Anos de Dodô desfilar no circuito Batatinha; e às 17h, no Campo Grande, o Microtrio Peu Meurray & Coletivo Gente Boa se Atrai. Pra encerrar, o Microtrio Rixô Elétrico anima os foliões em Periperi, às 20h.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115190 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.