

Foram iniciadas nesta segunda-feira (10/03/2014) as aulas do primeiro semestre de 2014 para cerca de 8 mil estudantes matriculados em 28 cursos da graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Na abertura dos trabalhos, o professor doutor Ciro Teixeira Correia, da Universidade de São Paulo (USP), proferiu a Aula Magna sobre o tema Estatuinte e Democracia nas Universidades Públicas.
O Processo Estatuinte iniciado em 2007 na Uefs e que em setembro próximo terá convocada a Assembleia Geral foi apontada por Ciro Correia como um exemplo para outras universidades brasileiras. Conforme salientou, a construção do novo Estatuto da Uefs é legitimada pela abertura à participação de todos os setores da Instituição e da comunidade externa. O palestrante também fez relatos sobre a organização histórica e administrativa da USP, instituição em que leciona.
O reitor José Carlos Barreto de Santana, em pronunciamento, afirmou que a construção do novo Estatuto da Uefs tem a mesma pluralidade participativa que culminou com a implantação da própria Universidade em Feira de Santana. “Trata-se do resultado de luta da comunidade e não da vontade de uma ou outra personalidade, ao contrário do que muitas vezes tenta-se afirmar”.
A Aula Inaugural contou com a presença do vice-reitor Genival Corrêa de Souza e de membros dos três segmentos representativos da Uefs (DCE – estudantes, Sintest – servidores e Adufs – professores), que tiveram voz durante a solenidade, além de servidores técnicos, analistas, professores e estudantes.
Na abertura dos trabalhos, os presentes ouviram apresentação do grupo de música instrumental Quaternalha e, no final da palestra, participaram de debate.