Professor da USP afirma que UEFS dá exemplo na construção do Estatuto

Professor Ciro Correia profere Aula Magna.
Professor Ciro Correia profere Aula Magna.
Professor Ciro Correia profere Aula Magna.
Professor Ciro Correia profere Aula Magna.

Foram iniciadas nesta segunda-feira (10/03/2014) as aulas do primeiro semestre de 2014 para cerca de 8 mil estudantes matriculados em 28 cursos da graduação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Na abertura dos trabalhos, o professor doutor Ciro Teixeira Correia, da Universidade de São Paulo (USP), proferiu a Aula Magna sobre o tema Estatuinte e Democracia nas Universidades Públicas.

O Processo Estatuinte iniciado em 2007 na Uefs e que em setembro próximo terá convocada a Assembleia Geral foi apontada por Ciro Correia como um exemplo para outras universidades brasileiras. Conforme salientou, a construção do novo Estatuto da Uefs é legitimada pela abertura à participação de todos os setores da Instituição e da comunidade externa. O palestrante também fez relatos sobre a organização histórica e administrativa da USP, instituição em que leciona.

O reitor José Carlos Barreto de Santana, em pronunciamento, afirmou que a construção do novo Estatuto da Uefs tem a mesma pluralidade participativa que culminou com a implantação da própria Universidade em Feira de Santana. “Trata-se do resultado de luta da comunidade e não da vontade de uma ou outra personalidade, ao contrário do que muitas vezes tenta-se afirmar”.

A Aula Inaugural contou com a presença do vice-reitor Genival Corrêa de Souza e de membros dos três segmentos representativos da Uefs (DCE – estudantes, Sintest – servidores e Adufs – professores), que tiveram voz durante a solenidade, além de servidores técnicos, analistas, professores e estudantes.

Na abertura dos trabalhos, os presentes ouviram apresentação do grupo de música instrumental Quaternalha e, no final da palestra, participaram de debate.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108248 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]