Prefeitura de Feira de Santana promove Semana de Luta contra a Tuberculose

Prefeitura de Feira de Santana promove semana da tuberculose. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Prefeitura de Feira de Santana promove semana da tuberculose. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Prefeitura de Feira de Santana promove semana da tuberculose. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Prefeitura de Feira de Santana promove semana da tuberculose. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Pessoas com tosse a mais de três semanas devem ficar em alerta. Este é um dos sintomas da tuberculose. De segunda-feira, 24, a sexta-feira, (28/03/2014), todas as unidades de saúde – PSF e UBS – estarão envolvidas na busca de pacientes que podem estar com a doença.

A iniciativa faz alusão ao Dia Mundial de Luta Contra a Tuberculose, que é comemorado em 24 de março. Nesse dia, equipes do Programa Municipal de Controle da Tuberculose estarão realizando a Blitz da Saúde, em frente ao Centro de Saúde Especializado (CSE) Dr. Leone Coelho Leda, na rua Germiniano Costa, das 8h30 às 12h.

Na ocasião vão distribuir panfletos e transmitir algumas orientações sobre a doença aos transeuntes. Enquanto isso, outro grupo vai estar no CSE ministrado palestras.

Conforme a coordenadora do Programa de Controle da Tuberculose, Gilca Lessa, as pessoas com tosse prolongada serão encaminhadas para o CSE, onde serão submetidas ao exame de escarro, também conhecido como baciloscopia.

A tuberculose é causada pelo bacilo de Koch, responsável por causar infecção no pulmão. Ela é transmitida pela tosse, espirro e gotículas de saliva. Acomete de crianças a adultos, independente da classe social.

Segunda Gilca Lessa esta é uma doença que tem cura, desde que o paciente siga corretamente o tratamento – dura em torno de seis meses e não deve ser interrompido, mesmo com o desaparecimento dos sintomas – tosse por mais de três semanas, emagrecimento ou falta de apetite, febre, dor torácica, fraqueza e calafrio.

“Durante a semana também estaremos divulgando os serviços oferecidos pelo programa, que conta uma equipe formada por enfermeiros, pneumologistas, assistente social, bioquímico e farmacêutico”, aponta. O atendimento é gratuito.

Em Feira de Santana, neste ano, conforme dados da Vigilância Epidemiológica, 41 pessoas já foram diagnosticadas com a doença. No ano passado foram 216 casos.

De acordo com a coordenadora, os bairros que apresentaram maior número de pessoas com a doença foram a Rua Nova, George Américo, Mangabeira, Jardim Cruzeiro, Sobradinho, Gabriela, Caseb e Feira X. Contudo, diz ela, “moradores de outros bairros, inclusive os mais centrais, também podem ser acometidos pela doença”.

As formas de prevenção da tuberculose em crianças com até cinco anos é através da vacina BCG – evita as formas graves (tuberculose miliar e meningite tuberculosa) – em adultos é por meio do diagnóstico precoce e o tratamento adequado, no sentido de quebrar a cadeia de transmissão da doença.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109706 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]