Peixamentos marcam Dia Mundial da Água em dois municípios do sertão baiano

CODEVASF envolve crianças no processo de peixamento, como forma educativa ambiental.
CODEVASF envolve crianças no processo de peixamento, como forma educativa ambiental.
Peixamentos são realizados pela da Codevasf.
Peixamentos são realizados pela da Codevasf.
Peixamentos.
CODEVASF envolve crianças no processo de peixamento, como forma educativa ambiental.

Em Xique-Xique e em Riacho de Santana, no sertão da Bahia, o Dia Mundial da Água – celebrado em 22 de março –, será marcado por uma ação que visa à recomposição e à preservação da ictiofauna na bacia do Rio São Francisco.

Os peixamentos serão realizados pelo Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e Aquicultura de Xique-Xique, ligado à 2ª Superintendência Regional da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), sediada em Bom Jesus da Lapa (BA).

Serão soltos no trecho do rio São Francisco de Xique-Xique, na sexta-feira (21/03/2014), cerca de 30 mil alevinos de curimatã pacu e curimatã pioa, que são espécies nativas. Antes, na quinta-feira (20), ação semelhante acontecerá em Riacho de Santana.

“Os eventos são de grande importância para divulgação e promoção das ações educativas de preservação e conservação dos recursos pesqueiros. Visando atender às metas de revitalização do São Francisco, distribuiremos cerca de 15 mil alevinos para peixamentos de Aguadas e Lagoas, em Riacho de Santana, e 30 mil para repovoamento direto do São Francisco, em Xique-Xique”, diz Charles Fabian, chefe do Centro Integrado de Recursos Pesqueiros e  Aquicultura de Xique-Xique.

O centro iniciou seus trabalhos em abril de 2009 e produz, por ano, cerca de 1,5 milhão de alevinos, entre espécies nativas e exóticas. “Essas ações de inserções de espécies nativas têm finalidade econômica, social e ambiental, beneficiando diretamente as populações locais. Elas geram renda e produção de proteína animal, e permitem a recomposição das populações de peixes, reduzidas pela pesca extrativa”, explica Charles Fabian.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115024 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.