No Dia Internacional da Mulher, deputada Graça Pimenta presta homenagem e destaca função social da mulher

Deputada Graça Pimenta presta homenagem às mulheres.
Deputada Graça Pimenta presta homenagem às mulheres.
Deputada Graça Pimenta presta homenagem às mulheres.
Deputada Graça Pimenta presta homenagem às mulheres.

Através de uma Moção de Aplauso, a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) homenageou as mulheres por conta do Dia Internacional da Mulher, celebrado neste sábado (08/03/2014). “Com muita honra, aplaudo a população feminina da Bahia pela garra com que mantêm a sensibilidade e lutam por mais respeito no meio social, levando sua mensagem de democracia no exercício dos direitos humanos”, declara a parlamentar.

Domésticas e mães são algumas das atribuições delegadas pela sociedade patriarcal às mulheres. Sem dúvidas tais funções têm grande valor, porém ao longo do tempo a mulher foi descobrindo que poderia ocupar outros espaços. Começa aí a luta pela afirmação da identidade feminina, sem deixar de lado a sensibilidade que lhe é peculiar.

No documento, a deputada Graça Pimenta cita a trajetória das mulheres. “Conscientes da luta pela igualdade de direitos com os homens, em 1857 dezenas de operárias se rebelaram contra o modo sub-humano como eram tratadas em uma fábrica nos Estados Unidos. Cerca de 130 delas foram queimadas vivas e chamaram a atenção do mundo para as atrocidades que eram e ainda são cometidas contra as mulheres todos os dias. Com isso surgiu a data de celebração internacional”, pontua.

E o Brasil também foi incluído nesta luta. Um dos marcos das conquistas femininas no território brasileiro é o reconhecimento dos direitos políticos das mulheres em 1932, assegurando a elas a oportunidade de votar. Hoje a sociedade moderna vê a mulher de forma mais digna. Entre as diversas funções que ela desenvolve na atualidade estão a de delegada, política, médica e tantas outras que contribuem para o desenvolvimento social, mas ainda assim as mulheres têm que lutar contra o preconceito e a violência motivada por questões de gênero.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 116841 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.