Inaugurada a nova sede da Defensoria do Estado em Feira de Santana

Ato marca inauguração da Defensoria do Estado.
Ato marca inauguração da Defensoria do Estado.
Ato marca inauguração da Defensoria do Estado.
Ato marca inauguração da Defensoria do Estado.

Na manhã desta segunda-feira (24/03/2014) foi inaugurada a nova sede da Defensoria do Estado da Bahia que fica localizada na Rua professor Germiniano Costa, próximo ao Fórum Desembargador Filinto Bastos. As novas instalações da 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana traz para a cidade um espaço climatizado com total infraestrutura para atender ao público de Feira de Santana e região, de segunda a sexta das 8h às 12h e das14h às 18h.

Na oportunidade, Tarcísio Branco, representante do deputado Estadual Zé Neto, esclareceu a importância da Defensoria Pública como um órgão essencial para a população. “Nós estamos muito felizes, enquanto Estado, em poder apresentar a Defensoria Pública com essa nova estrutura, o que dará dignidade às pessoas que buscam um atendimento jurisdicional. E aqui encontram o defensor público que está aqui para resolver suas demandas. E aqui teremos pela primeira vez todas as áreas do judiciário ocupadas com defensores públicos o que garante que esse atendimento seja feito de fato. E para melhorar ainda mais o cenário, nós do mandato estamos engajados com a causa sindical dos defensores, em busca de garantir que hajam mais vagas aqui em Feira de Santana”, pontuou.

Segundo a defensora geral, Vitória Beltrão Bandeira, as novas instalações, há muito esperadas, vêm para suprir a necessidade de um espaço adequado para atender à população de Feira de Santana e dos municípios circunvizinhos, que são atendidos pelo órgão. “À exceção da Capital, Feira de Santana é a única cidade baiana a ter mais de 500 mil habitantes e como nessa unidade nos não atendemos apenas aos munícipes da cidade, buscamos pela melhoria da qualidade de acolhimento ao usuário de nossos serviços. Já que a Defensoria Pública oferece não só assistência jurídica com atuação judicial, mas também extrajudicial”, explicou.

O órgão conta com 13 defensores e está à espera de mais três, o que caracteriza a unidade de Feira de Santana como uma das únicas a ter suas 16 cadeiras ocupadas com profissionais qualificados para atender às demandas da população que não tem condição de pagar pelos serviços de um advogado, conforme explica o subcoordenador da 1ª Defensoria Pública Regional de Feira de Santana, Marcelo Santana Rocha. “O defensor é um agente político de transformação social e não pode ser encarado apenas como um advogado público. Nosso anseio maior é resolver, definitivamente, aquele problema que nos é apresentado, ainda que sem a participação do judiciário”, disse.

Além de Tarcísio Branco, representante do deputado Zé Neto, líder do Governo na Assembleia Legislativa estiveram presentes no evento a defensora geral, Vitória Beltrão Bandeira; o secretário da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Almiro Senna, representando o governador Jaques Wagner; A promotora Marcia Morais, representando o procurador Geral do Estado, Marcio Fahel, Alexandre Gusmão, representando o presidente da OAB, Luiz Viana Queiroz; o procurador da República do município Marcos André Carneiro, o prefeito, José Ronaldo de Carvalho, entre outras autoridades e a imprensa local.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115134 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.