IBAMETRO lança projeto em Feira de Santana

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Osny Bomfim comenta sobre projeto do IBAMETRO.
Osny Bomfim comenta sobre projeto do IBAMETRO.
Osny Bomfim comenta sobre projeto do IBAMETRO.
Osny Bomfim comenta sobre projeto do IBAMETRO.

O Instituto Baiano de Metrologia e Qualidade (Ibametro), órgão delegado do INMETRO na Bahia e autarquia da Secretaria da Indústria, Comércio e Mineração, lançou ontem, dia 11, o projeto “Ibametro Móvel na Estrada”, no município de Feira de Santana. A ação, realizada dentro do Programa Educação para o Consumo, consiste em capacitar consumidores para atuar como fiscais dos seus direitos nas relações de consumo, envolvendo compras de bens e serviços. O evento aconteceu no Boulevard Shopping (centro da cidade), sendo prestigiado por representantes de entidades parceiras do Ibametro, como o Procon-BA, Detran-BA,  Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar e lideranças locais. A unidade móvel ficará no local até dia 14 de março.

O objetivo da ação é divulgar conhecimentos da área de Metrologia Legal ( pesos e medidas) e da Qualidade ( certificação ), além de orientações sobre riscos de acidente de consumo, às populações do interior baiano. “Nosso intuito é alertar as pessoas para que fiquem atentos aos seus direitos na aquisição de produtos e serviços. Esse comportamento do consumidor tende a impactar em melhorias no setor produtivo em função da competitividade das empresas no mercado, contribuindo para um círculo virtuoso de desenvolvimento econômico-social, sustentável e seguro em nosso estado”, explica o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.

O Ibametro Móvel prossegue funcionando no estacionamento do Boulevard Shopping, com acesso pela entrada lateral ao mercado Bompreço, sempre das 10h às 19h. A ação visa ainda atingir comerciantes interessados em aperfeiçoar seus negócios e prestadores de serviços diversos como taxistas e outros profissionais que vendem serviços, que poderão obter informações sobre a importância da qualidade para o alcance de melhores resultados.

O conhecimento também é acessível às crianças, já que os técnicos do Ibametro utilizam uma linguagem pedagógica para traduzir para leigos o matemático mundo dos pesos e medidas. Para tanto, são usados vídeos educativos, revistas em quadrinhos, cartilhas e outros materiais elucidativos.

Como funciona o Ibametro Móvel – Na oportunidade, são feitas demonstrações de como o consumidor pode ser lesado no dia-a-dia, nas relações de consumo, em compras de supermercados, feiras, postos de combustíveis, utilizando veículos táxis, na compra de brinquedos, entre outros. “No caso de brinquedo, por exemplo, os pais devem sempre adquirir produtos com selo do Inmetro, atestando a qualidade. É alto índice de acidentes de consumo, em todo o país, envolvendo brinquedos em função de tintas tóxicas, pequenas peças que podem se soltar sendo ingeridas pelas crianças, entre outros problemas”, alerta o diretor-geral do Ibametro, Osny Bomfim.

Outros exemplos: na hora de comprar produtos à peso, como em restaurantes de comida a quilo, feiras e mercados, o consumidor deve verificar se a balança apresenta selo do Inmetro, o que garante o seu funcionamento correto. Antes de iniciar a pesagem, a balança deve estar indicando “zero” no mostrador. O produto deve ser pesado sem embalagem. No caso de refeições em restaurantes, o peso do prato deve ser descontado.

Um planejamento detalhado com cronograma de visitações da unidade itinerante foi elaborado pela Diretoria de Sistema e Estratégias do Instituto de forma a atender as diversas regiões da capital e interior baiano. Entre os municípios a serem visitados ainda no primeiro semestre deste ano, estão: Jequié, Vitória da Conquista, Irecê, Juazeiro, Cruz das Almas, Senhor do Bomfim, Itaberaba, Maracás, Ipirá, Ruy Barbosa, Brumado, Santo Antônio de Jesus, Amargosa e Luis Eduardo Magalhães, entre outros.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 113534 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]