Embasa desativa ligações clandestinas de água em Feira de Santana

Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)
Vista aérea de Feira de Santana. (Foto: Carlos Augusto | Jornal Grande Bahia)

Com o abastecimento alternado devido ao aumento da demanda por água no período de verão, os moradores do distrito de Maria Quitéria, em Feira de Santana, veem a situação agravada pelo furto de água na região. Numa operação realizada pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), com o apoio da Polícia Militar, foram encontradas e desativadas ligações irregulares de água na área.

As equipes da empresa estão percorrendo o distrito desde o início da semana, buscando identificar ligações clandestinas. Só na localidade de Casa Nova, oito ligações irregulares foram retiradas em dois dias, das quais uma que era utilizada por uma fábrica de tijolos. Outro ponto irregular abastecia três imóveis com grandes reservatórios.

O gerente local da Embasa, José Neydson Eloy, estima que até 30% da água fornecida ao distrito seja desviada. “As pessoas que furtam água desperdiçam muito e prejudicam o abastecimento dos usuários regulares, que têm o compromisso de pagar a conta em dia. Nos distritos rurais isso se torna ainda mais grave, pois as ligações feitas de forma ilegal dificultam que a água chegue a pontos mais altos e distantes”.

Quem for flagrado furtando água de redes operadas pela Embasa pode responder criminalmente por furto e depredação do patrimônio público. O furto de água está previsto no Artigo 155 do Código Penal e é considerado crime qualificado, com pena de reclusão de dois a oito anos. As matrículas também sofrerão multa com o valor correspondente ao consumo gravado em 12 meses da conta de água.

Por meio de suas equipes técnicas, a empresa combate diariamente as ligações irregulares. A população pode denunciar os furtos por meio do telefone 0800 0555 195.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112624 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]