Deputado Tom Araújo diz que prefeito de Conceição do Coité mente, e faz apelo para que reabra Hospital

Tom Araujo: “Não existe novo processo. É mentira da administração para não reabrir o Hospital.".
Tom Araujo: “Não existe novo processo. É mentira da administração para não reabrir o Hospital.".
Tom Araujo: “Não existe novo processo. É mentira da administração para não reabrir o Hospital.".
Tom Araujo: “Não existe novo processo. É mentira da administração para não reabrir o Hospital.”.

O deputado estadual Tom Araújo (DEM), em pronunciamento na tribuna da Assembleia Legislativa nesta quinta-feira (13/03/2014), fez um apelo a atual administração municipal de Conceição do Coité para que reabra, de fato, o Hospital Almir Passos, que atualmente atende apenas como Casa de Parto, apesar de ter estrutura suficiente para dar melhor atendimento à população. A atual administração municipal justifica que a Santa Casa entrou com nova ação para reaver a administração do Hospital de Conceição do Coité.

“Não existe novo processo. É mentira da administração para não reabrir o Hospital. Estão mantendo-o apenas como Casa de Parto, enquanto a população tem um hospital completo e sofre a falta de atendimento em Coité. Deixem de enganar o povo e reabram o Hospital porque a população está sofrendo!”, protestou Tom Araújo.

Segundo o parlamentar, a Santa Casa de Misericórdia, que administrou o hospital desde sua criação na década de 80, promoveu, em 2012, a reforma completa da unidade, com a construção de dois centros cirúrgicos totalmente equipados, 39 leitos, duas salas de parto, sala de pré-parto, sala de médicos, administração em prédio anexo, casa de máquinas com gerador, cozinha industrial, seis enfermarias, aparelho de Raio X, uma das maiores estruturas hospitalares de toda a região sisaleira. Porém, a unidade foi fechada por falta de apoio do governo do Estado, responsável pelo repasse dos recursos do SUS.

Em 2013, por decisão judicial, o hospital saiu da administração da Santa Casa e passou para a prefeitura. Mas, em vez de colocar a unidade para funcionar como hospital, a prefeitura o transformou numa Casa de Parto. “Coité tinha dois hospitais: o Almir Passos e o Regional. Hoje tem apenas um, o Hospital Regional, superlotado, sem estrutura, necessitando de reformas, atendendo precariamente a população que, se precisar de um atendimento especializado, precisa ir para Feira de Santana ou Salvador. No Regional, o que mais se vê são pacientes sendo transferido porque a unidade de Conceição do Coité não tem condições de prestar atendimento de média e alta complexidade. As pessoas têm morrido ou estão sofrendo por falta de assistência médica à espera do transtorno da Regulação”, afirmou o deputado.

“A verdade é que a atual administração está à frente do município há mais de um ano sem mostrar trabalho. Já utilizaram mais de 25% do mandato e não trouxeram os empregos prometidos, não construíram absolutamente nada e a saúde só piorou. Basta dizer que, antes deles, Coité tinha dois hospitais e agora só tem um”, completou o deputado.

“Ninguém viu as melhorias prometidas. A população, entretanto, está sendo massacrada. O povo confiou nessa nova gestão, mas estão vendo que tudo não passou de discurso de palanque. E o que eu faço é um apelo para que voltem a abrir o Hospital Almir Passos verdadeiramente como hospital, atendendo urgência e emergência. O povo precisa de uma saúde melhor.  O hospital está estruturado e equipado, e a prefeitura tem recursos. A atual administração é aliada e do mesmo partido do governo do Estado e do governo federal. Dinheiro e apoio não faltam. Precisam de vontade para fazer. Portanto, não queremos ouvir mais promessas. Queremos trabalho”, concluiu Tom Araújo.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108895 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]