Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 25 de março de 2014

A nutricionista Geralda Rodrigues abre espaços em Feira.
A nutricionista Geralda Rodrigues abre espaços em Feira.
A nutricionista Geralda Rodrigues abre espaços em Feira.
A nutricionista Geralda Rodrigues abre espaços em Feira.

Micaródromo, será solução ?

A construção de um “Micaródromo” num local definitivo para a realização anual da micareta de Feira de Santana foi defendida pelo presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas, empresário Alfredo Muller Falcão durante recente audiência pública sobre a maior festa popular desta cidade, que é a mais antiga do país e já foi realizada em diversos locais . A última mudança foi para a avenida Presidente Dutra, que ocorreu há aproximadamente de 10 anos e agora  já discutem em transferir  o ‘sítio da festa’ para a futura avenida de  Feira de Santana,  a Nóide Cerqueira que  está em obras.

Cardio-Oncologia

Estão abertas as inscrições para o 2º Simpósio de Cardio-Oncologia da Bahia, que será realizado em 28 e 29 de março na Universidade Estadual de Feira de Santana, promovido pelo Grupo de Estudos em Cardio-Oncologia da Bahia (Gecon),  evento  destinado a estudantes, professores e pesquisadores da área de saúde. Na abertura do Simpósio, os inscritos devem doar um quilo de alimento não perecível, que será doado à Associação de Apoio ao Paciente com Câncer de Feira de Santana. Conforme o professor doutor da Uefs e coordenador do Gecon, André Almeida, as doenças cardiovasculares e as oncológicas respondem por mais de 70% das causas de morte no mundo. O tratamento do câncer é feito numa combinação de quimioterapia, radioterapia e cirurgia, em uma tentativa de prolongar a vida e promover a cura.

Bem Viver

Mais de 100 diferentes tipos de produtos, entre sementes, frutas desidratadas, chás (folhas e encapsulados), farinhas, oleaginosas e kits emagrecedores personalizados já estão disponíveis na “Bem Viver”, a mais nova loja de produtos naturais de Feira de Santana. A empresa do grupo “Geralda Rodrigues”, além de localização privilegiada na avenida João Durval.

Desertificação

Com a conferência “Seca e desertificação no Nordeste brasileiro”, proferida pelo pesquisador e professor doutor José Geraldo Marques, foi aberto na noite dessa quinta-feira (20), 10º Encontro de Biologia (Encobio) da Universidade Estadual de Feira de Santana . A desertificação no semiárido brasileiro, segundo o conferencista, é um problema que decorre quase sempre da ação dos homens sobre os ecossistemas do semiárido, que são extremamente frágeis. “Dentro de algum tempo, podemos ver desertos se espalhando pelo semiárido do Brasil e os governos têm sido vacilantes em relação a isso. O problema não é atacado com a magnitude que deveria”, considerou José Geraldo Marques, que é lotado no Departamento de Biologia da Uefs. De acordo com a aluna Damile Ferreira, integrante da comissão organizadora do evento, este ano o Encontro recebe estudantes e pesquisadores de várias cidades da Bahia, além de outros estados como São Paulo e Paraná.

Proteção dos animais

A subseção da OAB em Feira de Santana baixou portaria assinada pelo seu presidente Pedro Mascarenhas Lima Junior, criando a Comissão de Proteção e Defesa dos Animais, com mandato entre 2013 e 2015. Na composição da mesma estão os advogados Dálvaro Silva Neto, Rogério de Lima Cardoso, Isabela da Silva Trindade, Hélcio Antônio Oliveira de Almeida e Rosemary Cunha. Na presidência ficará Carolina Busseni Brandão.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3133 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]