Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 20 de março de 2014

O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino fez pronunciamento sobre o Shopping Popular
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino fez pronunciamento sobre o Shopping Popular
O empresário André Mascarenhas de malas afiveladas à New York para conhecer agencias de propaganda e realizar estudos com outros CEO´s.
O empresário André Mascarenhas de malas afiveladas à New York para conhecer agencias de propaganda e realizar estudos com outros CEO´s.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino fez pronunciamento sobre o Shopping Popular
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino fez pronunciamento sobre o Shopping Popular

A nova R. Carvalho

A R. Carvalho, consagrada como a maior empresa privada em geração de empregos em Feira de Santana nos últimos 25 anos, está de volta ao mercado de incorporação, após a experiência de viver uma crise no setor, o maior desafio de sua existência, marcada, até então, pela liderança na construção de unidades habitacionais e comerciais na região. Não foi à toa que obteve o reconhecimento do mercado e da população feirense por mais de duas décadas, sempre colocando a cidade à frente de seu tempo.

Em 2009, por exemplo, a R. Carvalho, foi primeira construtora do interior da Bahia certificada com a ISO 9001:2000, foi destacada pela Ademi – Associação dos Dirigentes do Mercado Imobiliário da Bahia como a construtora que mais lançou unidades em todo o Estado da Bahia; em 2010 ganhou a 56ª posição no ranking da Inteligência Empresarial da Construção – ITCnet em metros quadrados construídos de todo o Brasil; e em 2011 a empresa se manteve vencedora do Top of Mind pelo Mercado Imobiliário de Feira de Santana, título conquistado nesta categoria em todas as versões anteriores da premiação. Atualmente, está na 49º posição dentre as maiores construtoras do País. Mas, em julho de 2011, a R. Carvalho sofreu uma crise sem precedentes.

O problema foi desencadeado pelo cenário imobiliário nacional, marcado pela crença em um “boom” no setor, com base nas promessas e incentivos do Governo Federal ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), projeto que detinha a grande maioria das obras da empresa, que ganhou destaque, inclusive, por ser responsável pela entrega dos primeiros dois empreendimentos do MCMV no Brasil.

Assim, a R. Carvalho acabou efetuando grandes investimentos em terrenos, máquinas, estrutura operacional e administrativa, bem como promoveu o lançamentos de diversos empreendimentos imobiliários, enfrentando posteriormente problemas que tiveram um efeito cascata sobre o caixa” da empresa, tais como atraso nas contratações dos empreendimentos e lentidão no repasse entre outras.

Após o sucesso da implementação do Plano de Recuperação Judicial, a empresa está retomando suas operações imobiliárias e continua contando com a confiança dos clientes e o apoio de parceiros estratégicos. Agora  Feira de Santana ganha uma nova R. Carvalho mais experiente, para alegria do seu presidente Roberto Carvalho, funcionários e clientes além da comunidade. feirense.

Alexandrino sobre o shopping

Sobre o projeto da Prefeitura de Feira de Santana para criação de um Shopping Popular, por meio de uma Parceria Público Privada Social, como solução para o centro da cidade, tem sido colocado em xeque pelo deputado federal Fernando Torres chegou a chamar de quadrilha as pessoas que estão tentando ficar com a área escolhida, que fica no Centro de Abastecimento, e que segundo ele custa R$ 60 milhões, o presidente da Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana (ACEFS), Marcelo Alexandrino,  afirmou que ele é necessário para resolver o problema do centro da cidade. “Precisamos tomar todas as precauções possíveis de tudo que vai acontecer. Creio que a Prefeitura está imbuída nesse processo e enxergo como solução mais viável e necessária”, explicou. Ele não escondeu também sua preocupação com as últimas polêmicas que ele chamou de “discussão político-partidária”, que podem inviabilizar um projeto que é bom na sua essência.

Nomeação

O prefeito José Ronaldo de Carvalho nomeou Aloma Lopes Galeano como diretora do Departamento de Atividades Culturais da Fundação ‘Egberto Costa’,  cargo que era exercido anteriormente pelo ator Márcio Scherrer, que faleceu. Aloma exerceu cargos de coordenação no Centro de Cultura Amélio Amorim, da Fundação Cultural do Estado.

Novas experiências

Para conhecer o funcionamento interno dos setores de agências de propaganda de Nova York, o empresário André Mascarenhas, da Artecapital, embarca sábado, com outros CEO´s (diretores executivos) de oito agências brasileiras, nesta experiência, como reforço ao time de CEO´s de Salvador e outras capitais brasileiras que vão participar do Projeto Alquimia que propõe uma imersão dos empresários nas agências americanas, a fim de explorar as estratégias utilizadas em cada departamento. Serão oito dias conhecendo de perto como é regida a propaganda americana.

Mostra

A Galeria de Arte Carlo Barbosa, do Centro Universitário de Cultura e Arte, expõe a partir de hoje, obras de trinta artistas de Feira de Santana e Salvador com formatos de 30×30 centímetros. O vernissage da mostra coletiva é no mesmo dia, a partir das 19h. A mostra “30×30 pequenos formatos” segue até o dia 20 de abril e é gratuita e aberta ao público. Com curadoria de Justino Marinho, Lígia Aguiar, Selma Oliveira e Cristiano Nascimento, os trabalhos reunidos para a exposição possuem diversas linguagens da arte contemporânea, como desenhos, fotos, pinturas e performance.

O evento é uma realização da Universidade Estadual de Feira de Santana, através do Cuca, e da Secretaria Municipal de Cultura, Esporte e Lazer de Feira de Santana.      Durante a abertura o artista visual Arthur Scovino vai realizar, entre notas de um samba-canção da década de 50, a performance Um Minuto Apenas. A mostra “30×30 pequenos formatos” abre a programação cultural de 2014 do Cuca.

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3217 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.