Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 05 de março de 2014

Antônio José Larangeira
Antônio José Larangeira

Curso internacional na Uefs

A Universidade Estadual de Feira de Santana vai sediar, no dia 26 de março, o Curso Internacional de Antropologia Forense. Com duração de 4 horas, o curso será ministrado pela professora doutora Eugénia Cunha, catedrática da Universidade de Coimbra-Portugal, presidente da Sociedade Europeia de Antropologia Forense (Fase) e PhD em Ciências Antropológicas. Segundo coordenador do evento, professor doutor Jeidson Antonio Morais Marques, do Departamento de Saúde da Uefs, o objetivo principal da Antropologia Forense é buscar subsídios para identificação de um indivíduo, em colaboração com os processos legais. Isto diz respeito a investigações criminais para identificação de restos humanos. O público alvo é composto por estudantes e profissionais das áreas de Saúde, Ciências Humanas e Ciências Biológicas. O programa do curso vai abordar os seguintes temas: “A Antropologia Forense no século XXI”; “Antropologia Forense e investigação criminal” e “quem, quando e onde morreu: as respostas da Antropologia Forense”.

Conclave

O Professor Emérito de Ginecologia e Obstetrícia e de Psiquiatria da Universidade de Yale, Philip Sarrel, vem a Salvador em abril, quando fará uma conferência sobre como evitar a mortalidade de mulheres na menopausa, durante o O IV Congresso Norte-Nordeste de Ginecologia Endócrina. Coordenada pelo ilustre pesquisador baiano Elsimar Coutinho, a conferência enfocará mulheres que, por várias razões, removeram o útero cirurgicamente. O Professor Sarrel também discutirá com especialistas brasileiros os riscos cardiovasculares e psiquiátricos relacionados com os sintomas da menopausa. O Congresso tratará também de temas como Sexualidade, Reposição Hormonal e Câncer, Contracepção na Mulher Diabética e na Obesa, Distúrbios do Sono entre outros.

Transoares

A empresa feirense Transoares de propriedade do empresário Sebastião Soares acaba de conquistar autorização oficial para realizar transporte de passageiros em linhas intermunicipais, mais precisamente para as cidades de Alagoinhas, Acajutiba, Aporá, Inhambupe, Esplanada, Itamira, Loreto, Rio Real e Riacho. Esta organização empresarial que funcionava no segmento de transporte escolar, industrial e de turismo, agora abre mais dois leques produtivos: passageiros e cargas de pequeno porte.

Gastronomia feirense

A feirense Ana Lucia Martins, esposa do empresário Evaldo Martins, foi agraciada pela revista Muito, do Grupo A Tarde, com o troféu de “Melhor Buffet a quilo de Salvador”, com registro na edição Muito Sabor, que circulou domingo, 23. Segundo a mídia o seu espaço gastronômico é frequentado por meia Bahia e ela tem vinte anos de dedicação a estudos, cursos e criações de receitas.

Devolução à Chico Pinto

A Comissão Municipal da Verdade de Feira de Santana trabalha para resgatar um momento histórico da política feirense: A devolução do título de prefeito de Feira de Santana ao já falecido Francisco Pinto, conhecido como Chico Pinto, eleito em 1962 e cassado em 1964 pela ditadura militar. A busca da documentação da época já vem sendo feita e deverá caber à Câmara Municipal a devolução do mandato, mesmo que simbolicamente, a este que é um dos nomes nacionais da resistência ao regime militar.  Atitude idêntica foi adotada pelo Congresso Nacional com o ex-presidente João Goulart, cassado no mesmo período pelos militares. (Blog do Jair Onofre).

Gestão participativa

O Tribunal de Justiça do Estado da Bahia lança, no próximo dia 10 de março, o projeto intitulado: Campanha de Gestão Participativa. O objetivo é promover uma minuciosa análise dos serviços prestados pelo Tribunal de Justiça, a partir de uma ampla pesquisa que será realizada junto a advogados, defensores públicos, membros do Ministério Público, magistrados, servidores e cidadãos. A coleta de dados será realizada por meio de uma página na internet, na qual os participantes terão acesso a um formulário com perguntas que vão desde o atendimento em cartórios, passando pelo número de servidores e magistrados, às questões sobre a celeridade dos processos. (Redação / TJBA).

Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos 

Jornal Grande Bahia

Tribuna da Bahia

Notícias da Bahia

Sobre Antonio José Larangeira 3067 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: [email protected]