Voz da juventude baiana | Por Rui Costa

Rui Costa é Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia e deputado federal licenciado pelo PT.
Rui Costa é Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia e deputado federal licenciado pelo PT.
Rui Costa é Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia e deputado federal licenciado pelo PT.
Rui Costa é Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia e deputado federal licenciado pelo PT.

O desejo por mudanças está fortalecido em nossos jovens. Hoje, eles possuem um instrumento legal de afirmação de direitos: o Estatuto da Juventude, em vigor desde o início de fevereiro. E, para pensar e efetivar as políticas públicas em nível estadual, temos, na Bahia, uma juventude organizada, com voz e espaço. Ela pauta demandas por meio do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), que renova sua direção nesta terça-feira.

Atento à importância de ouvir a sociedade civil, em especial os jovens baianos, e colher suas contribuições para construção e melhoria de políticas públicas, o Governo do Estado atendeu o pleito apresentado pelo segmento em conferência, criando, em 2008, o Cejuve. Pude participar daquele momento, quando estive à frente da Secretaria de Relações Institucionais (Serin).

Formado por 20 representantes do poder público e 40 da sociedade civil organizada, o conselho tem caráter consultivo e é vinculado à Serin. Os novos integrantes eleitos do Cejuve serão responsáveis pela gestão 2014/15. Das suas atribuições, vale destacar a apresentação de propostas de políticas públicas e outras iniciativas que visem assegurar e ampliar os direitos dos jovens, e a promoção de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade desse público.

O governo Jaques Wagner promoveu avanços para a juventude, mas ainda há muito a se fazer para garantir os direitos dos 3,94 milhões de jovens baianos, entre 15 e 29 anos, que representam 28% da população de nosso estado. Os novos conselheiros terão o desafio de acompanhar a implementação do Plano Estadual de Juventude e do Estatuto da Juventude, sancionados, respectivamente, pelo governador Jaques Wagner, em 2011, e pela presidente Dilma Rousseff, em 2013.

A juventude baiana tem voz, e as pautas, que estiverem presentes nas ‘ruas’ de Salvador, Vitória da Conquista, Ilhéus e tantas outras cidades baianas serão discutidas dentro do Conselho Estadual de Juventude. Os nossos jovens querem mais! Mais participação social e política, mobilidade, justiça. E, aqui na Bahia, eles têm vez.

*Rui Costa é Chefe da Casa Civil do Governo da Bahia e deputado federal licenciado pelo PT.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108166 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]