Papa Francisco nomeia brasileiro Ilson Montanari como secretário do Colégio Cardinalício

Papa Francisco nomeou o brasileiro Ilson de Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício.Papa Francisco nomeou o brasileiro Ilson de Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício.
Papa Francisco nomeou o brasileiro Ilson de Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício.

Papa Francisco nomeou o brasileiro Ilson de Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício.

O papa Francisco nomeou na terça-feira (28/01/2014) o brasileiro Ilson de Jesus Montanari secretário do Colégio Cardinalício, informou a assessoria de imprensa do Vaticano. Em outubro do ano passado, o arcebispo Ilson Montanari, que trabalhava na Congregação para os Bispos desde 2008, tinha sido nomeado secretário deste órgão, em substituição a dom Lorenzo Baldisseri. Em 2011 foi nomeado Capelão de Sua Santidade e, em 12 de outubro, secretário da congregação, presidida pelo cardeal canadense Marc Ouellet.

O Colégio Cardinalício é atualmente formado por 199 cardeais: 107 eleitores e 92, com mais de 80 anos, sem direito de voto. Eles colaboram com o papa nas questões mais importantes da Igreja Católica e têm o dever de se reunir quando há eleição para escolha de novo pontífice.

O novo secretário do Colégio Cardinalício nasceu no dia 18 de julho de 1959 em Sertãozinho, Santa Catarina, e licenciou-se em teologia na Universidade Gregorianda Pontífice, em Roma.  O brasileiro estudou direito e economia em Ribeirão Preto, no interior paulista, e tem mestrado em filosofia.

Montanari ingressou na Universidade Gregoriana de Roma para estudar teologia em 1985, depois de ter passado pelo Seminário Maria Imaculada, em Ribeirão Preto. Em 1989, retornou à Arquidiocese de Ribeirão como sacerdote. A partir de 1990, foi professor de teologia em Ribeirão Preto e em Uberaba, Minas Gerais. Na cidade paulista, foi chanceler e coordenador da pastoral da arquidiocese, membro do Conselho Presbiteral e do Colégio de Consultores, além de vigário forâneo da zona Oeste.

Em 2002, dom Ilson voltou à Itália para cursar teologia dogmática em Roma.

*Com informações da Agência Lusa e da Rádio Vaticano.

Compartilhe e Comente

Redes sociais do JGB

Faça uma doação ao JGB

About the Author

Redação do Jornal Grande Bahia
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]