Em seminário Pensar a Bahia Sustentável, sociólogo Luiz Werneck Viana diz que modelo atual da política está defasado

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Partido Socialista Brasileiro (PSB).

“Estamos no fim de um longo ciclo da política brasileira. Estamos caminhando para modernização”. Foi com essa frase que o sociólogo Luiz Werneck Vianna iniciou o debate sobre “Que Política é Possível”, na abertura do I Seminário Pensar a Bahia Sustentável realizado com a presença da senadora Lídice da Mata, lideranças da capital e do interior, nesta quarta-feira (19/02/2014), no Hotel Portobello, em Salvador. O seminário, que seguirá até o próximo sábado (22), é um dos pilares para construção do pré-programa de governo da coligação PSB-Rede que, posteriormente, será debatido com a sociedade e “construído a várias mãos”, conforme adiantou o presidente do Instituto Pensar, Domingos Leonelli.

De acordo com Luiz Werneck, a história do Brasil é de sucesso dentro de um contexto de sociedade defasada e, um exemplo disso, são as manifestações realizadas em todo o Brasil em junho passado que clamaram por avanços e igualdade de direitos. “Não estamos dizendo que o País não avançou, nós saímos da ditadura e hoje vivemos na democracia. Está na hora da modernização ceder lugar ao moderno. A política muitas vezes está condenada ao fracasso porque não encontra o apoio da sociedade”, ressaltou o professor.

Sobre a pré-candidatura de Lídice da Mata ao governo baiano, o sociólogo reiterou que “vim à Bahia porque acredito que a candidatura de Lídice tem a possibilidade histórica de fazer uma nova política. Com trabalho duro e sério ela pode apresentar uma nova política para as novas gerações”. Já a socialista salientou que o maior desafio democrático é ouvir mais a população sobre como ela quer que cada projeto aconteça. “Se queremos fazer diferente não há saída se não for pela radicalização da sociedade. Esse é o grande desafio deste seminário e vocês estão desafiados conosco”, frisou.

O Seminário Seminário Pensar a Bahia Sustentável contou com a presença dos coordenadores da Rede Sustentabilidade Urbano Matos e Rose Bassuma; Sérgio Gaudenzi, da Executiva do PSB; do cientista político Paulo Fábio Dantas, que coordenou a mesa; os vereadores de Salvador Silvio Humberto e Fabíola Mansur; do vice-prefeito de Itaparica, Emílio Conceição; Bebeto Galvão, presidente do Sintepav; as prefeitas de Amargosa, Karina Silva e Lenise Estrela, de Itaetê; a vice-prefeita de Eunápolis, Maria Menezes, entre outros.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 121883 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.