Economistas debatem perspectivas do Brasil e da Bahia em Salvador

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Cartaz do Pensar a Bahia Sustentável.
Cartaz do Pensar a Bahia Sustentável.
Cartaz do Pensar a Bahia Sustentável.
Cartaz do Pensar a Bahia Sustentável.

Os economistas Eduardo Gianetti, Armando Avena e Oswaldo Guerra debateram nesta quinta-feira (20/02/2014) com professores, pesquisadores, dirigentes e militantes do PSB e da Rede Sustentabilidade o cenário e as perspectivas da economia no Brasil e na Bahia, no auditório do Hotel Portobello, em Salvador. Realizado pelo Instituto Pensar e pela Fundação João Mangabeira, o evento foi inaugurado no dia anterior, com palestras do sociólogo Luís Werneck Viana e da senadora Lídice da Mata e prossegue até a manhã de sábado (22), com painéis temáticos sobre temas da atualidade que servirão de base para a construção do programa de governo do PSB para o governo da Bahia. Os debates são abertos ao público e as inscrições podem ser feitas pelo site oficial do PSB – www.psb40bahia.com.br .

O painel foi aberto com a exposição de Eduardo Gianetti, que traçou um panorama da economia nacional em que alertou para a necessidade de o Brasil reverter a combinação de três situações que não costumam caminhar juntas em economia: um baixo crescimento crônico, a pressão inflacionária, e um forte déficit em conta corrente.

Armando Avena e Oswaldo Guerra centraram suas exposições nos problemas concernentes à economia baiana. Ambos falaram sobre a concentração de riquezas nas porções litorâneas e do oeste do estado em detrimento à escassez na porção central do estado, notadamente no chamado semiárido, que ocupa 69% do território baiano.  “As potencialidades de crescimento industrial e agropecuário continuam concentradas nas franjas do Estado, alertou Avena.

No período da tarde, os economistas Tânia Bacelar e Edgard Porto debatem os “Horizontes do Desenvolvimento – A Bahia e o Nordeste”. Citando os programas de transferência de renda do Governo Federal, Bacelar destacou que é de fundamental importância tratar a questão social na ênfase que ela precisa: “O Bolsa Família é renda na veia da população pobre”, reforçou a especialista. Já na opinião de Edgard Porto “é preciso priorizar a infraestrutura para a integração do Nordeste ao mundo, com uma forte presença estatal”, destacou.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122938 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.