Dia Mundial do Câncer é comemorado nesta terça-feira

Imagem do portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Imagem do portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Imagem do portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA).
Imagem do portal do Instituto Nacional de Câncer (INCA).

Com o objetivo de tentar evitar milhões de mortes a cada ano por meio do aumento da consciência e educação sobre a doença, o mundo comemora, nesta terça-feira (04/02/2014), o Dia Mundial do Câncer. A iniciativa é da União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) e acontece desde 2005. No Brasil, a data comemorativa conta com o apoio do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Profissional de saúde e vice-presidente da Comissão de Saúde e Saneamento da Assembleia Legislativa (AL), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB), apoia a iniciativa e, inclusive, tem projeto de Lei apresentado na Casa voltado para a realização de exames e tratamentos contra doenças como o câncer. “Trata-se da proposição nº 20.230/2013, que institui o programa “Fila Zero” para realização de exames de radioterapia, ressonância magnética e tratamento da quimioterapia, no atendimento aos pacientes dos hospitais públicos estaduais e dos conveniados com o SUS no estado. O objetivo é alcançar pessoas portadoras de doenças graves, a exemplo do câncer, proporcionando um mínimo de dignidade a elas”, explica a parlamentar.

Graça Pimenta acrescenta: “Aproveito a oportunidade para alertar a população sobre dados do Inca. Segundo o instituto, a estimativa é que surjam cerca de 580 mil novos casos da doença somente este ano. Por isso, todo cuidado é pouco. Realizar exames frequentes e manter hábitos de vida saudáveis – como não fumar, não ingerir bebidas alcoólicas nem gorduras de origem animal, manter uma dieta rica em fibras, praticar atividades físicas e evitar a obesidade – podem ajudar a evitar o surgimento dos tumores malignos”, pontua.

De acordo com a publicação Estimativa 2014 – Incidência de Câncer no Brasil, lançada no Ministério da Saúde, os cânceres mais incidentes na população brasileira este ano serão pele não melanoma (182 mil), próstata (69 mil), mama (57 mil), cólon e reto (33 mil), pulmão (27 mil) e estômago (20 mil). Ao todo estão relacionados na publicação os 19 tipos de câncer mais incidentes, sendo 14 na população masculina e 17 na feminina.

O câncer, segundo informações do Inca, é o nome dado a um conjunto de mais de 100 doenças que têm em comum o crescimento desordenado das células que invadem tecidos e órgãos. As causas são variadas, podendo ser externas ou internas ao organismo, estando inter-relacionadas. As causas externas referem-se ao meio ambiente e aos hábitos ou costumes próprios de uma sociedade. As causas internas são, na maioria das vezes, geneticamente pré-determinadas, e estão ligadas à capacidade do organismo de se defender das agressões externas. Mais informações em www.inca.gov.br.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 112609 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]