Deputado federal Valmir Assunção faz chamada para o Congresso e homenageia o MST pelos 30 anos

Mesa de trabalho para homenagem aos 30 anos de MST em Brasília.
Mesa de trabalho para homenagem aos 30 anos de MST em Brasília.
Manifestação teatral marcou as homenagens aos 30 anos do MST no Congresso.
Manifestação teatral marcou as homenagens aos 30 anos do MST no Congresso.

Em discurso proferido nesta terça-feira (40 em Brasília, o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA) disse que os 30 anos do MST, completados em janeiro de 2014, são exemplos de luta e resistência de milhões de brasileiros que vivem no campo em favor da reforma agrária. Nesta quarta-feira (5/2), às 14h,o Câmara fará uma homenagem aos 30 anos do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra .  O evento foi organizado por Valmir e pelo deputado Marcon PT-RS).

– São 30 anos de resistência e luta pela reforma agrária, por um modelo de agricultura que priorize a produção de alimentos saudáveis para o povo brasileiro. Ter o MST há 30 anos como um ator político de nossa sociedade engrandece a nossa democracia e garante que o camponês/a tenha consciência social e cidadania no campo. Se  já somos mais de 350 mil famílias assentadas em 900 assentamentos espalhados em 23 estados, existem outras 150 mil famílias acampadas à espera da reforma agrária, que querem produzir alimentos saudáveis, ter a dignidade de terem um lugar para morar, se desenvolver e poderem, viver dentro do que preconiza a reforma agrária.

Deputado Valmir Assunção defende retorno da pauta da reforma agrária na sociedade

Na tarde desta quarta-feira (05/02/2014), a Câmara dos Deputados recebeu um ato público em homenagem aos 30 anos do MST e de lançamento do quarto Congresso Nacional do Movimento, que acontece na próxima semana (entre os dias 10 e 14), em Brasília. Segundo o deputado federal Valmir Assunção (PT-BA), “estamos vivendo um momento ruim da reforma agrária. O governo federal não teve capacidade de romper com o latifúndio. Essa crítica é do MST. Temos que construir um caminho para o retorno da pauta da reforma agrária na sociedade, para pressionar cada vez mais os governos federal e estadual e para termos um órgão, no caso o Incra, que valorize os seus servidores”, pontua o petista.

O ato em Brasília foi iniciativa dos mandatos dos deputados federais Valmir Assunção e Marcon (PT-RS) e reuniu 28 deputados e dois senadores de diferentes partidos. “Com muito orgulho e alegria, lançamos nosso VI Congresso aqui nesta casa, com todas as suas limitações, mas acompanhados de companheiros de luta, a quem convocamos para reforçar a luta pela terra”, ressaltou Alexandre Conceição, integrante da coordenação nacional do MST. Além do detalhamento da programação de atividades do VI Congresso, os militantes trouxeram à reflexão a necessidade do salto histórico em direção a uma Reforma Agrária Popular, proposta pelo MST.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 114856 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.