Deputada Graça Pimenta apresentou Moção de Congratulações pelos 109 anos de fundação do Rotary Club

Rotary Club completa 109 anos de fundação.
Rotary Club completa 109 anos de fundação.
Rotary Club completa 109 anos de fundação.
Rotary Club completa 109 anos de fundação.

Com o objetivo de parabenizar o Rotary Club Internacional pela passagem dos seus 109 anos de fundação, comemorados neste domingo (23/01/2014), a deputada estadual Graça Pimenta (PMDB) apresentou uma Moção de Congratulações na Assembleia Legislativa (AL). No documento, a parlamentar evidencia o trabalho dos rotarianos que atuam na Bahia, por promoverem o bem estar social através de ações em benefício da coletividade.

“Com uma trajetória iniciada em Chicago no ano 1905, o Rotary Club Internacional é exemplo da fraternidade entre os homens em prol da sociedade em geral, mas principalmente dos mais carentes. É com o lema “Dar de si Antes de Pensar em si” que os rotarianos colocam suas habilidades profissionais à disposição das pessoas. As ações beneficentes da entidade, entre elas as de saúde, são desenvolvidas nos locais onde estão inseridos cada um dos distritos (região onde está sediado um número de Rotary Clubs)”, afirma Graça Pimenta, a qual solicitou que a moção chegue ao conhecimento do Presidente do Rotary Club da Bahia (2013-2014), Edilúcio Fernandes, e do Presidente do Rotary Club de Feira de Santana (2013-2014), Luiz da Costa Neto.

Fundado pelo advogado Paul Harris, o Rotary Club Internacional foi se consolidando através de reuniões que eram realizadas em sistema de rodízio nos escritórios dos seus componentes. E assim o grupo beneficente foi se expandindo pelo mundo e chegou ao Brasil. O marco da entrada da instituição no território brasileiro é a admissão do Rotary Club do Rio de Janeiro em 28 de fevereiro de 1923.

No momento o Brasil possui cerca de 53.000 rotarianos distribuídos em 38 distritos, variando aproximadamente de 45 a 80 clubes em cada distrito. No mundo, a rede rotariana brasileira ocupa o 3º lugar em número de membros e o 4º em número de clubes. O primeiro clube da Bahia foi fundado em Salvador no ano de 1933, sendo que o Estado abriga os distritos 4390 e 4550. Duas convenções mundiais do Rotary Club Internacional já foram realizadas no Brasil. Uma em 1948, no Rio de Janeiro, e outra no ano de 1981, em São Paulo. A próxima convenção mundial no território brasileiro vai ser realizada em 2015, novamente no Estado paulista.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 115150 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.