Consórcio Chapada Forte discute problemas de segurança na Chapada Diamantina

Reunião em Ibicoara do Consorcio Chapada Forte.
Reunião em Ibicoara do Consorcio Chapada Forte.
Reunião em Ibicoara do Consorcio Chapada Forte.
Reunião em Ibicoara do Consorcio Chapada Forte.

A segurança pública foi o principal tema debatido na reunião ordinária do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento do Circuito do Diamante da Chapada Diamantina (CIDCD – Chapada Forte), realizado no município de Ibicoara, nesta sexta-feira (14/02/2014). Os prefeitos e prefeitas dos 11 municípios consorciados decidiram, por unanimidade, que após realizarem um diagnóstico da segurança em cada cidade, partirão para uma audiência com o governador do estado, Jaques Wagner, e com o secretário da pasta, Maurício Teles Barbosa, com o objetivo de buscar ações governamentais capazes de diminuir os índices de assaltos e o tráfico de drogas na região. O encontro ainda não tem data definida.

O presidente do consórcio, Wilson Paes Cardoso, prefeito de Andaraí, afirmou que esta atitude se faz necessária, uma vez que a situação vem se tornando insustentável. “Precisamos saber quais os planos do Governo para a nossa região. Só nos últimos meses o Banco do Brasil de Mucugê foi assaltado duas vezes e os caixas eletrônicos foram explodidos. Não temos como conviver com isso. Devemos sair daqui sabendo como é que vamos agir a partir de agora”, conclamou o gestor. Segundo ele, no dia 26, antes do encontro com o governador, haverá uma reunião com o Cel. PM Carlos Eleutério, subcomandante geral, para discutir o policiamento nos municípios.

UNINDO FORÇAS

No encontro em Ibicoara, a delegada da 13ª Coordenadoria de Polícia do Interior (Coorpin), Lorena Braga Magalhães, defendeu a integração de todos os entes envolvidos no combate à violência, sugerindo que aconteça, também, uma reunião regional com representantes das polícias civil, militar e especializada. “Temos que colocar no papel todas as questões e ver o que é possível realizar. Não vamos conseguir tirar ‘xerox’ de policiais e aumentar o efetivo na necessidade que precisamos. Vamos trabalhar com o que a gente tem na mão, com nossa realidade”, ressaltou a delegada. O tenente-coronel da PM Walter Araújo, comandante da Companhia Independente de Policiamento Especializado (Cipe/Semiárido), e o comandante da 42ª CIPM, major Cléber Oliveira, também participaram do encontro.

OUTRAS DISCUSSÕES

Além da segurança pública, foram debatidos, por mais de 6 horas, os planos municipais de saneamento básico e de resíduos sólidos, além do plano de carreira dos professores. A criação da Universidade Federal da Chapada Diamantina (UFCD), uma proposta do deputado federal Afonso Florence (PT-BA), que também participou do encontro, e as ações de ampliação de turismo e o Projeto Segunda Água também tiveram destaque.

O CONSÓRCIO

Integram o Consórcio Chapada Forte os municípios de Andaraí, Ibicoara, Mucugê, Nova Redenção, Iraquara, Iramaia, Boninal, Seabra, Palmeiras, Itaitê e Lençóis. A próxima reunião do consórcio está marcada para o dia 28 de março, em Seabra.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 109691 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]