Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 3 de fevereiro de 2014

O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino expõe seus planos para 2014 à frente da instituição, na primeira sessão do ano que ocorre hoje.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino expõe seus planos para 2014 à frente da instituição, na primeira sessão do ano que ocorre hoje.
O diretor geral da FAT – Faculdade Anísio Teixeira professor Antônio Walter Moraes Lima capitaneando hoje à noite a aula magna da sua instituição.
O diretor geral da FAT – Faculdade Anísio Teixeira professor Antônio Walter Moraes Lima capitaneando hoje à noite a aula magna da sua instituição.
Uma figura  querida do mundo empresarial e hoteleiro da Bahia Cicero Senna acompanhado da sua esposa Edna
Uma figura querida do mundo empresarial e hoteleiro da Bahia Cicero Senna acompanhado da sua esposa Edna.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino expõe seus planos  para 2014 à frente da instituição, na primeira sessão do ano que ocorre hoje.
O presidente da Associação Comercial de Feira de Santana Marcelo Alexandrino expõe seus planos para 2014 à frente da instituição, na primeira sessão do ano que ocorre hoje.

Livro sobre Chico Buarque

Livro denominado Chico Buarque: O tempo, os temas e as figuras, da professora e escritora feirense Camila Oliver, será lançado na próxima sexta feira,7, às 19 horas na livraria Nobel em Feira de Santana. A obra é fruto do tema do trabalho de mestrado orientado pelo professor doutor João Antônio de Santanna Neto, do Programa de Pós Graduação em Estudo de Linguagens da Universidade do Estado da Bahia. A pesquisa durou dois anos e contou com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia, e a publicação foi possível após convite da Editora Appris, de Curitiba. Chico Buarque é uma pessoa esplêndida, que tive oportunidade de conhecê-lo, apresentado pelo seu compadre e amigo saudoso Roni Berbert de Castro, filho de Ilhéus, compositor e crítico de música. Na época fizemos uma boa amizade.

Aula magna da FAT

Nesta segunda-feira à noite, marcando a abertura oficial de mais um semestre letivo, a FAT promoverá a Aula Magna 2014, quando será abordado o tema “Estudante do Ensino Superior: Desafios e Perspectivas”, que será proferida pelo professor José Ernane Carneiro Carvalho Filho, doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA e pela UNIVERSITÉ PARIS DIDEROT, PARIS 7 (França). A exposição do docente abordará três eixos centrais: a vida acadêmica do estudante, o perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho e as questões éticas vinculadas ao exercício profissional. O conferencista em apreço é licenciado em História pela Universidade Estadual de Feira de Santana, especialista em Metodologia em Ensino, Pesquisa e Extensão em Educação pela Universidade do Estado da Bahia, mestre em Ensino, Filosofia e Histórias das Ciências pela Universidade Federal da Bahia e doutor em Ensino, Filosofia e História das Ciências pela UFBA em regime de co-tutela com a Universidade de Paris VII na França.

Homenagem teatral

Pessoas ligadas ao teatro na década de 70 em Feira de Santana, principalmente o elenco da peça ‘Cleóputo’, será homenageado na reabertura do Teatro Municipal Margarida Ribeiro, em março pelo governo municipal, por sugestão do presidente da Fundação Egberto Costa professor Antônio Carlos Coelho. O espetáculo teatral de autoria de Antônio Miranda, também ex-publicitário, hoje compositor e cantor foi a primeira a ser encenada no TMR, que ocupava um imóvel situado na rua Carlos Gomes, no centro da cidade. O elenco assim esteve formado:  Luciano Ribeiro (hoje vice prefeito), Naron Vasconcelos (atual diretor de Turismo), jornalista Dimas Oliveira, Geraldo Lima, Gildarte Ramos e a mulher Alcaceli além do teatrólogo Deolindo Checcucci.

Museu fechado

O Museu Regional de Arte, órgão da Universidade Estadual de Feira de Santana, que tem em seu inventário obras que compõem um acervo que encanta pela qualidade, valor histórico e lucidez dos que se lançaram na aventura de trazer para Feira de Santana no distante ano da de 1967, há 46 anos, tão significativo patrimônio, continua fechado. O Museu Regional de Arte foi lacrado desde que o artista plástico e professor Gil Mário Menezes foi afastado da direção pela administração petista. No acervo original do Museu, 114 obras documentadas, incluindo a Coleção Inglesa. Com inventário museológico, dentro de critérios técnicos, realizado na gestão do diretor Gil Mário são identificadas 286 peças, incluindo as incorporadas e elencadas um tempo depois. O Museu é reconhecido pelo Conselho Internacional de Museus. Referência para a cidade Fundado em 26 de março de 1967, o Museu Regional de Feira de Santana, como era então denominado, influenciou várias gerações de artistas locais, transformando-se em uma referência para a cidade, sobretudo pela possibilidade de diálogo com a produção plástica do século XX. Com dados do Blog de Dimas Oliveira.

Inauguração

O farmacêutico João de A. Cavalcanti Neto está distribuindo convites para inauguração da Labvida Laboratório, que acontecerá dia 12 próximo, às 19 horas, nas suas moderníssimas instalações à Avenida Getúlio Vargas, 3509, lado do sofisticado bairro Santa Mônica.

Esta coluna é publicada no site da Tribuna da Bahia, Jornal Grande Bahia e Noticias da Bahia, diariamente e é de propriedade da Editora Feira da Bahia Ltda.

Sobre Antonio José Larangeira 3222 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.