Confira a coluna de Antônio José Larangeira de 24 de fevereiro de 2014

O cardiologista André Almeida sendo o anfitrião de Wilker Carneiro, Cezar Oliveira, Cesar Maia e seus irmãos.
O cardiologista André Almeida sendo o anfitrião de Wilker Carneiro, Cezar Oliveira, Cesar Maia e seus irmãos.

Carnê do IPTU, março

Os carnês para pagamento do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) que serão emitidos pela Secretaria Municipal da Fazenda de Feira de Santana,  deverão ser distribuídos, a partir da primeira quinzena de março vindouro e segundo informações daquela pasta do governo municipal, inicialmente, os contribuintes receberão em suas residências um comunicado explicando, de forma detalhada, os motivos que justificam a adequação na taxa cobrada, quando o ponto de partida é que o  valor do imposto em questão de um imóvel varia em função da sua localização, o tamanho da área construída e  suas instalações ( se for imóvel com construção). O secretário de Fazenda de Feira, Expedito Eloy, está cuidadoso em dar as informações a quem precisar.

JD e a água

O senador João Durval (PDT-BA) fez na tarde desta quinta-feira, no Senador Federal, um alerta às autoridades sobre os riscos que o Brasil enfrenta, diante da escassez de água e do iminente colapso na área energética, que essa situação pode proporcionar. Ao mesmo tempo, apresentou ao plenário o projeto de lei 112 – já em tramitação -, que obriga condomínios e prédios públicos a providenciar sistemas de captação das águas das chuvas para evitar o uso de água potável para limpeza de calçadas, irrigação de áreas verdes urbanas e descargas sanitárias, entre outras formas impróprias de utilização.  o discurso, o senador baiano fez um raio-x da situação atual do País, com o baixo nível dos reservatórios e as consequências da falta de água na questão elétrica. Apresentou também os números que os cofres públicos estão cobrindo, com o aumento no custo da energia, em função do uso de usinas a óleo diesel utilizadas como alternativa para a redução da capacidade das hidrelétricas.

Data do comunista

Militante histórico do Partido Comunista Brasileiro (PCB), Sinval Galeão esteve comemorando data aniversária na sexta-feira passada. É o presidente da Comissão da Verdade em Feira de Santana e membro da executiva do PSB e faz parte do grupo que está criando o Centro de Estudos Clovis Lima no município.

A FAT e conflito nas escolas

Prof. Antônio Tavares Lima e os estudantes de Psicologia da FAT vem implementando no Colégio Estadual Odorico Tavares um programa inédito de mediação que está ajudando a reduzir os casos de conflitos na escola. O psicólogo Antônio Tavares Lima, docente dos cursos de Psicologia e Publicidade da FAT, vem desenvolvendo, com ótimos resultados, uma iniciativa inédita nas escolas públicas e privadas da Bahia. Desde o ano passado, o Colégio Estadual Odorico Tavares vem contando com um programa de mediação de conflitos escolares, implementado juntamente com alunos de Psicologia da faculdade.  Até a atuação da FAT, registrava-se na escola uma média de cinco a seis brigas diariamente – na maioria das vezes por motivos banais. “Uma visão distorcida de como administrar os conflitos pode agravar ainda mais o quadro e terminar produzindo violência”, explica Prof. Antônio Tavares. O trabalho do docente e dos alunos da faculdade consiste principalmente em promover o diálogo entre as partes envolvidas. “A escola não estava sabendo como lidar com o conflito, com a violência. Quando começamos, ao invés de procurar culpados para punir – como a maioria delas costuma fazer – adotamos uma política de estímulo para que as pessoas se entendessem. Em pouco tempo, as coisas começaram a mudar”, revela o Professor.

Plano de Cultura

O Conselho Municipal de Cultura de Feira de Santana, que é capitaneado pelo secretário de Cultura, jornalista Jailton Batista, está finalizando o Plano Municipal de Cultura de Feira de Santana, que favorecerá o recebimento de verbas federais para o segmento artístico cultural. À vista o crescimento da implantação de uma melhor programação cultural para Feira de Santana.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Antonio José Larangeira 3216 Artigos
Antonio José Larangeira nasceu em 11 de janeiro de 1945, é natural de Santo Amaro da Purificação (BA), é formado em Administração, pela Faculdade Anísio Teixeira (FAT). Atua como jornalista profissional, com registro nº 514 (SINJORBA/FENAJ) e publica coluna diária nos jornais Grande Bahia, Pátria Latina e Tribuna da Bahia. E-mail: ajlarangeira2@hotmail.com.