



Indústria espanhola em Feira
Empresa espanhola com experiência de 30 anos na fabricação e montagens de equipamentos ferroviários, a ALFAR está determinada a implantar em Feira de Santana o seu primeiro núcleo em território nacional, com perspectivas de expandir os negócios com a construção de vagões e locomotivas. O anúncio foi feito pelo presidente da empresa, Enrique López Frieben, recebido no Paço Municipal Maria Quitéria, na quinta-feira, 13, pelos secretários Antônio Carlos Borges Júnior (Desenvolvimento Econômico), Carlos Brito (Planejamento), Arcênio Oliveira (Convênio e Gestão), Paulo Aquino (Governo), Mário Borges ( Chefe de Gabinete) e Valdomiro Silva (Comunicação). Especializada na fabricação de peças sofisticadas que são utilizadas nos sistemas de frenagem e de desvios das linhas férreas (mudanças de trilhos), a ALFAR já fornece para o metrô da cidade de São Paulo e, neste sentido, também tem recebido solicitações do futuro metrô de Salvador.
A escolha dos espanhóis por fixar-se em Feira de Santana deve-se à localização geográfica privilegiada da cidade, já que se trata do maior entroncamento rodoviário do Norte e Nordeste; concentrar um dos principais pólos industriais e de logística do Estado, além das características específicas da mão-de-obra local, no tocante a área metalomecânica. Dispostos a acelerar os entendimentos legais e burocráticos que passarão pela localização de uma área de cerca de 2 mil metros quadrados no Centro Industrial do Subaé (CIS), e a consolidação da parceria do Município com Estado, através da Secretaria da Indústria e Comércio, a ALFAR designou Victor Morales de Setien, um dos seus diretores, a fixar moradia em Feira de Santana.
Também participaram do encontro (em que o prefeito José Ronaldo, impedido pela sua agenda de trabalho, se fez representar por seus assessores diretos) os diretores executivos David e Enrique López Rodriguez, Rosa Maria Rodrigues Garcia e o consultor executivo Gentil Martins Dias, da Céos Consulting.
Salvar o mangue
A Petrobras lançou na quinta-feira ,13, no município de Maragogipe, o projeto CO2 Manguezal que tem como objetivo à redução de impactos causados neste ecossistema, essencial para a sobrevivência de várias espécies, e que contribui para o sustento de uma população aproximada de 75 mil pessoas, além de amenizar o efeito estufa no planeta. Ao todo serão recuperados 8 hectares.- equivalente a 10 campos de futebol, de áreas degradadas na Baía de Todos os Santos, formadas por 4,5 hectares de manguezais em Maragogipe e 3,5 em São Francisco do Conde. Iniciativa louvável da BR.
Festa em Itabuna
Com jantar festivo tendo como palco o Itabuna Palace Hotel, o colunista Charles Henry teve data comemorativa do seu aniversário com a presença de muitos amigos que ele conquistou ao longo de décadas de festas e promoções realizadas.
Expresso
Mais uma fez, vai bombar no Carnaval da Bahia, o Camarote do Expresso 2222, organizado com competência pela empresária e produtora cultural Flora Gil, no circuito Barra/Ondina. Previstas com grandes atrações musicais e muitos convidados vip.
Melhoras
Apesar de muitas dificuldades, o Hospital Cleriston Andrade, vem obtendo algumas melhoras em seu funcionamento, depois que assumiu a sua direção geral o administrador Jose Carlos Pitangueira. Lá está a precisar de muita coisa, todavia o empenho daquele executivo está sendo visto com outros olhos.
Esta coluna é publicada no site da Tribuna da Bahia, Jornal Grande Bahia e Notícias da Bahia, diariamente e é de propriedade da Editora Feira da Bahia Ltda.