



Pesquisa e inovação
O instituto Euvaldo Lodi (IEL/BA), em parceria com o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), está recrutando profissionais recém-formados ou mestres para atuar em projetos de pesquisa e inovação nas empresas baianas, iniciativa que integra o Programa Inova Talentos, que visa ampliar o número de profissionais qualificados em atividades de inovação no setor empresarial brasileiro.
Os interessados em concorrer às bolsas deverão acessar o portal do Programa Inova Talentos (www.inovatalentos.com.br), realizar o cadastramento e participar dos Desafios de Inovação das empresas disponibilizados no Portal até o dia 20 vindouro.
Os candidatos que propuserem as melhores soluções para os desafios iniciarão o processo de seleção. Os profissionais selecionados receberão bolsas que vão de R$ 1,5 mil a R$ 3 mil mensais pelo período de um ano. As bolsas são para graduados (com até 3 anos de formação) nas seguintes áreas do conhecimento: Ciência da Computação, Sistemas de Informação, Tecnologia da Informação, Engenharias Mecatrônica, Química, Civil, da Produção, de Alimentos, de Software, Química Industrial, Design, Webdesign, Marketing, Economia e Administração.
Secretario homenageado
A Associação Comercial e Empresarial de Feira de Santana, homenageou durante sessão da diretoria, segunda-feira última, o secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Jailton Batista com uma placa em reconhecimento ao trabalho realizado em dezembro do ano passado no centro comercial da cidade, com o evento Natal Encantado. Presidiu os trabalhos e entregou a láurea o presidente da instituição Marcelo Alexandrino.
João Durval e a água
“O país vive uma crise sem precedentes no que toca à falta d’água. É preciso fazer alguma coisa rapidamente”. A frase é do senador João Durval (PDT-BA) que aguarda que aprovem na Comissão de Assuntos Sociais, projeto dele que obriga condomínios e órgãos públicos a prever a partir de agora – em seus projetos de construção – sistemas de reaproveitamento da água da chuva. Ele acredita que diante da crise hídrica que o país vive, seu projeto terá rápido andamento e aprovação. A proposta do senador baiano muda as diretrizes nacionais do saneamento básico. Baseado em sua experiência como secretário de estado e governador que mais contribuiu para resolver o problema da seca na Bahia, ele propõe que a partir de agora todos os edifícios e condomínios residenciais sejam obrigados a contar com sistema de reaproveitamento da água da chuva a ser utilizada para, por exemplo, lavar calçadas e para esgotamento sanitário. Com isso, ele espera reduzir o desperdício da água tratada, pela qual o usuário precisa pagar e que a cada dia se torna mais rara e cara. A captação de 20% das águas da chuva deve ser suficiente para economizar pelo menos o mesmo percentual de água tratada.
Almoço concorrido
Foi bastante concorrido e animado, o almoço de comemoração do aniversário de Misael Tavares, sábado último, no restaurante do Sheraton da Bahia Hotel, em Salvador. Entre os presentes : Vera Sento Sé com sua filha Vera Rita,Simone Tanure,Dila Tavares,Vera Atayde,Clélia Matos,Regina Zobiak, Dulce Cardoso,Sônia Mariza Reis,Selma Fraga Costa,kátia Berbert,Zuleilke Carvalho,Carmem Barbosa,Amenair Moreira Silva,Marleide Jones,Licia Tavares,Waldette Santos,Yacina Souza, Ivana Pitombo com sua bonita filha Allegra,Lourdinha Gantois,Amy Bastos,Maria Angela Bartilotti,Eraldo Moura Costa,César Romero,Alexis Augusto Machado,Claúdio Borges de Barros,José Quintiliano Guimarães e Ivan Ito Oliveira Júnior.
Atriz em Feira
Com menos de uma semana de volta à Bahia, a atriz feirense Jéssica Barbosa, 28 anos, vive a satisfação e a felicidade de ter seu trabalho reconhecido na terra natal. Após papéis em teatro, participações em novelas da Globo e de sua estreia no cinema, no filme Besouro, chegou a vez de ela brilhar em seu primeiro papel de destaque, na novela Em Família das 21h da Rede Globo. “Pra mim foi muito emocionante chegar à Bahia e poder assistir à novela com minha família. No domingo (9) eu dei uma circulada por Feira de Santana e recebi o carinho das pessoas da minha cidade. Jéssica vive a personagem Neidinha, melhor amiga da protagonista na segunda fase da novela, Helena, que é interpretada pela atriz Bruna Marquezine. Jaime Monjardim e Manuel Carlos viram o trabalho da atriz Jéssica Barbosa no filme Besouro e a convidaram para participar da novela.
Esta coluna é publicada nos sítios jornalísticos