CODEVASF autoriza investimentos no projeto Salitre

Solon Braga autorizou a licitação para contratar os serviços de implantação dos drenos coletores abertos do projeto.
Solon Braga autorizou a licitação para contratar os serviços de implantação dos drenos coletores abertos do projeto.
Solon Braga autorizou a licitação para contratar os serviços de implantação dos drenos coletores abertos do projeto.
Solon Braga autorizou a licitação para contratar os serviços de implantação dos drenos coletores abertos do projeto.
Evento da CODEVASF contou com representantes da sociedade civil e do governo.
Evento da CODEVASF contou com representantes da sociedade civil e do governo.

Cerca de 255 produtores do projeto Salitre, em Juazeiro, no semiárido baiano, terão seus lotes em melhores condições para produzir. O diretor da Área de Irrigação da Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Solon Braga, autorizou nesta segunda-feira (03/02/2014) a licitação para contratar os serviços de implantação dos drenos coletores abertos do projeto – sistemas responsáveis pelo escoamento da água que evitam a inundação, o encharcamento e a salinização do solo, cuja consequência é a perda da produção e do investimento das famílias. A assinatura ocorreu no mesmo evento em que foi formalizada a posse do novo superintendente da Companhia em Juazeiro, Alaor Grangeon.

A implantação dos drenos irá alcançar 5,5 mil hectares do perímetro, onde os agricultores familiares produzem manga, goiaba, banana, tomate, cebola, melão, côco e acerola, entre outros cultivos. A produção garante o sustento das famílias de agricultores que vivem na área. Os recursos a serem aplicados pela Codevasf nesta obra são do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

Na ocasião, Solon Braga – que representou o presidente da Companhia, Elmo Vaz -, destacou a importância da ordem de licitação. “Esta obra com recursos do PAC vai disponibilizar maior produtividade para os irrigantes, conseqüentemente maiores ganhos para os agricultotes e, assim, incentivar o desenvolvimento da irrigação nos perímetros da Codevasf”.

Este será mais um dos investimentos que a Codevasf vem fazendo para desenvolver o Salitre. No final de 2013, a Codevasf contratou, por meio de seleção pública, empresa para fornecimento, transporte, carga e descarga de cinco conjuntos de motobombas a serem instalados nas Estações de Bombeamento 100, 200, 300, 400 e 500 da segunda etapa do projeto – um investimento de aproximadamente R$ 24 milhões.

“O objetivo da compra desse conjunto de motobombas é viabilizar a capacidade hídrica do perímetro para implantação da segunda etapa do projeto Salitre, além de reforçar a capacidade hídrica existente da primeira etapa, que já está em funcionamento. Os equipamentos vão aumentar a capacidade de bombeamento, assegurando o abastecimento e capacidade operacional de água das etapas 1 e 2”, explicou o chefe da Unidade Técnica Hidroeletromecânica, da Área de Gestão dos Empreendimentos de Irrigação da Codevasf, Marcelo Ribeiro dos Santos.

Salitre

O projeto Salitre está localizado à margem direita do rio São Francisco, no município de Juazeiro, na Bahia. O acesso à área do projeto ocorre pela BA-210, que liga Juazeiro a Sobradinho, numa distância aproximada de 20 quilômetros. O projeto do perímetro irrigado Salitre consiste na implantação de infraestrutura hidráulica para irrigar 31.305 hectares divididos em 944 lotes para pequenos produtores e 485 lotes para empresas, com construção prevista em cinco etapas.

Hoje, são 239 lotes em produção por agricultores familiares, e outros oito lotes empresariais, totalizando 1.314 hectares em produção. Em 2013, houve recorde de produção de cebola, que chegou a 70 toneladas por hectare, bem acima das 40 toneladas, que é a média da cultura – graças ao método do plantio direto adotado, feito por máquina, que elimina as perdas.

Novo superintendente

“O desenvolvimento desta região passa pela irrigação, e isso é demonstrado pelo PIB de Juazeiro/Petrolina, que alcança os R$ 5,3 bi, demonstrando a pujança da região. Buscaremos reforçar a irrigação e as vocações regionais nos municípios mais pobres, além de trazer ações de abastecimento de água”, disse o novo superintendente da Codevasf na 6ª Superintendência Regional.

Alaor Grangeon de Siqueira é o primeiro funcionário de carreira da Codevasf a assumir a Superintendência Regional da Companhia em Juazeiro. Ingressou na Companhia em 1983, onde já exerceu cargos de chefia das áreas de Planejamento, Perímetro e Unidade de Produção, além de atuar como representante do perímetro de irrigação de Maniçoba e fiscal de diversos contratos. Natural de Juazeiro, ele é formado em Engenharia Agronômica pela Universidade de Brasília – UNB/DF, com especialização nas áreas de Irrigação e Drenagem; Assistência Técnica e Extensão Rural e Administração Rural.

Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108014 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]