


Uma grande multidão saiu para as ruas na tarde desta segunda-feira (03/02/2014) em procissão no encerramento do Novenário em Honra a Nossa Senhora das Candeias, padroeira do município de Candeias, há 46km de Salvador. O prefeito Sargento Francisco, secretários municipais, vereadores e deputados federais participaram do ato de fé e devoção que estimou ter recebido aproximadamente 11 mil fiéis.
Animado por um mini-trio, o grande grupo saiu da Praça da Igreja por volta das 16 horas, percorreu diversas ruas do centro e alguns bairros da cidade e retornou à Praça, onde foi celebrada a missa de encerramento do evento que já tem 117 anos de existência. Nesta edição, o tema central foi: “De onde me vem a honra de vir a mim a mãe do meu Senhor?”.
O frei Cristiano Freitas, da Paróquia Nossa Senhora das Candeias, agradeceu a todos que trabalharam para a realização de mais um Novenário, em especial, a Prefeitura de Candeias, que, segundo ele, deu todo o apoio e caprichou nos detalhes que resultaram na concretização de um grande e belo evento. Em nome da Prefeitura de Candeias, o prefeito Sargento Francisco também agradeceu a participação de todos e a confiança dos fiéis, afirmando que a gestão continuará no mesmo empenho para que cada vez possa fazer algo ainda melhor.
120 anos da Paróquia
O Novenário em Honra a Nossa Senhora das Candeias deste ano foi mais que especial. Iniciado no dia 24 de janeiro, o maior evento religioso da região celebrou os 120 anos da Paróquia Nossa Senhora das Candeias. E para festejar a longa vida da entidade mais antiga da cidade, o Novenário contou com o show do cantor e padre Fábio de Melo no dia 1º de fevereiro.
Em homenagem a importância cultural, religiosa e histórica da Paróquia para a cidade de Candeias, o prefeito anunciou oficialmente que a Praça Pio XI, conhecida como Praça da Igreja, agora passa a se chamar Praça Nossa Senhora das Candeias; e a Travessa Presidente Kennedy, paralela à Praça, torna-se a chamar Travessa São Francisco de Assis. A mudança das nomenclaturas foi proposta pelo vereador Fernando Calmon que teve seu Projeto de Lei aprovado por unanimidade pela Câmara Municipal.
Já a Fonte dos Milagres, que é um dos principais e mais antigos pontos de turismo religioso de Candeias, foi revitalizada com limpeza, reparos de estrutura, pintura, jardinagem, iluminação, decoração e sinalização para promover mais conforto, segurança e beleza aos fiéis e demais visitantes.