Bahia irá triplicar para 100 milhões/t movimentação de cargas

Porto de Salvador tem projeção de ampliação da movimentação de cargas.
Porto de Salvador tem projeção de ampliação da movimentação de cargas.
Porto de Salvador tem projeção de ampliação da movimentação de cargas.
Porto de Salvador tem projeção de ampliação da movimentação de cargas.

A movimentação dos portos baianos deverá sair dos 36 milhões de toneladas anuais e chegar a 100 milhões de toneladas, com a entrada em operação do Porto Sul, em Ilhéus, prevista para 2016. A informação foi dada hoje (28/01/2014), pelo Secretário da Indústria, Comércio e Mineração, James Correia, em palestra realizada no Centro de Convenções de Fortaleza, durante o seminário Diálogos Capitais, promovido pela Revista Carta Capital.

“O Governo do Estado fez um esforço nos últimos 7 anos para retomar os investimentos em infraestrutura, o que resultou em investimentos privados que estão hoje na casa de R$ 90 milhões. Mas isso tudo pode ser em vão se o Governo Federal não adotar uma política afirmativa de desenvolvimento regional.  O presidente Lula e a presidenta Dilma trabalharam neste sentido, mas ainda é preciso vencer as resistências, principalmente do Sudeste do País”, afirma James.

Os portos exercem um papel fundamental para o crescimento e desenvolvimento da região Nordeste, por isso, o assunto foi tema de debate no evento que discutiu sobre infraestrutura e logística dos portos para o desenvolvimento da região. O seminário reuniu gestores do Nordeste e importantes especialistas do setor, além do secretário James Correia, marcaram presença no evento o Presidente do Porto de Suape (Pernambuco), Marcio Stefanni Monteiro e o Presidente da Companhia das Docas do Ceará, Paulo André Holanda.

Os terminais do Complexo Porto Sul servirão para escoar toda a produção agrícola do oeste baiano (soja, farelo de soja e milho), além de fertilizantes, combustíveis e minério de ferro. O Terminal de Utilização da Zona de Apoio Logístico, da Sociedade de Propósito Específico (SPE), e o Terminal de Uso Privativo (TUP), da empresa Bahia Mineração, são os primeiros terminais privados na Bahia autorizados pela presidente Dilma Rousseff após a nova legislação portuária brasileira – Lei nº. 12.815, de 5 de junho de 2013. O Porto Sul receberá cerca de R$ 5,6 bilhões de investimentos privados.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108875 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]