São Francisco do Conde: Monte Recôncavo celebra tradições e realiza a Esmola Cantada

São Francisco do Conde.
São Francisco do Conde.
São Francisco do Conde.
São Francisco do Conde.

Os moradores da área quilombola do Monte Recôncavo e a Prefeitura de São Francisco do Conde trabalham em parceria para preservar as tradições seculares daquele município do Recôncavo Baiano, a 70 quilômetros de Salvador. No calendário das festas populares, onde o sagrado e o profano se misturam, uma das principais manifestações é a da Esmola Cantada, Sem fugir ao costume da Bahia, a programação inclui programação uma lavagem com muita música, dança e diversão, de 25 de janeiro de 2014, sábado à noite, até 02 de fevereiro.

No domingo (26) acontece a Lavagem do Monte, com participação de baianas, afoxés, charanga, capoeira e apresentação do grupo de samba de roda Raízes do Monte e da cantora Isabel Nogueira. No meio de toda essa animação ainda terá a saída dos dois folguedos típicos do lugar. Um com homens que saem pintados de branco e do outro lado os que se pintam de preto. Juntos, simulam uma contenda, pintando uns aos outros com carvão moído e talco de giz branco. Quem estiver pela frente também não escapa.

No final dos festejos, no 02 de fevereiro,  a “Esmola Cantada”, uma tradição tão antiga quanto a igreja do lugar, datada do Século XVII, coloca a paróquia em peso nas ruas, batendo de casa em casa, arrecadando as ofertas que serão revertidas em obras para igreja e nos festejos religiosos da comunidade. Uma moradora antiga fornece um chale,  para servir de aparador para a contribuição, que pelo costume, deve ser jogada.  A Filarmônica Lira 30 de Março acompanhará o cortejo.

A Igreja de Nossa Senhora do Monte Recôncavo está sendo reformada pela Prefeitura Municipal de São Francisco do Conde, que está investindo R$ 2.869 milhões em recursos próprios para devolver à comunidade do Monte seu templo, construído por escravos. A previsão de término da obra é 2015. Enquanto a igreja não fica pronta, para não deixar de realizar as cerimônias religiosas, os moradores adaptaram o clube social em capela. “Em São Francisco a população é muito participativa e preserva a tradição e cultura. É muito gratificante, como prefeita, trabalhar em parceria com o povo nesse processo de perpetuação da nossa cultura de raiz”, disse a prefeita Rilza Valentim.

São Francisco do Conde.
São Francisco do Conde.
Redação do Jornal Grande Bahia
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 108869 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]