Salvador | Carnaval sem Fome 2014 inicia com bloco em Festa de Iemanjá

Abadá da campanha Carnaval sem Fome 2014.
Abadá da campanha Carnaval sem Fome 2014.
Abadá da campanha Carnaval sem Fome 2014.
Abadá da campanha Carnaval sem Fome 2014.

Dando início à campanha solidária Carnaval sem Fome, o Bloco da Cidadania irá desfilar neste domingo (02/01/2014), durante a festa de Iemanjá no bairro do Rio Vermelho. Na ocasião, 300 camisas da campanha Carnaval sem Fome poderão ser trocadas pelo público por um Kit Cidadania, composto por 2 kgs de feijão, 2 kg de arroz e 1kg de farinha, ou comprada pela quantia de R$20, valor que será destinado à compra de alimentos para a campanha.

A concentração do Bloco será na Rua Lídio Mesquita, em frente à Confraria do França, no Rio Vermelho, a partir das 14h. A música do Bloco será comandada pelo maestro Bira Reis, que contará com a ritmização de 25 percussionistas. Uma ala de cadeirantes e outra de ciclistas também comporão o Bloco.

A agremiação contará ainda com a beleza e a exuberância da ala de Iemanjás (mulheres vestidas a caráter), que levarão o Balaio com Flores e Oferendas para nossa Rainha do Mar. A ala será coordenada pela escritora e ativista social e cultural, Luzia Moraes.

Uma equipe da Associação dos Catadores de Latinhas irá atrás do Bloco, recolhendo latas de cerveja e refrigerante durante o percurso. Organizações não Governamentais (ONG’s) ecológicas também participarão da folia, levando informações e mensagens de conscientização sobre a importância da limpeza da cidade e preservação do meio ambiente.

O Bloco da Cidadania e a campanha Carnaval sem Fome incentivam ainda outras campanhas sociais importantes durante o período de folia, como o incentivo à cultura da Paz, a campanha contra o Trabalho Infantil e Exploração Sexual, Racismo e Homofobia, Prevenção às DSTs / Aids, Doação de Sangue, Proteção às Mulheres,  entre outras.

“Contamos com o apoio da Prefeitura de Salvador, através da Secretaria de Promoção Social e Combate à Pobreza (SEMPS), cujo secretário Maurício Trindade participa de forma efetiva da Campanha Carnaval sem Fome e do Bloco da Cidadania, além de diversos órgãos que trabalham com a promoção social, para ampliar ainda mais o alcance da campanha”, conta Raimundo Bandeira, coordenador da Ação Cidadania e do Carnaval sem Fome.

Bloco da Cidadania – Criado em 2008 com o objetivo de divulgar a campanha Carnaval sem Fome, desde então o Bloco vem desfilando, além da festa de Iemanjá, no Pelourinho durante o Carnaval, distribuindo alegria e diversão aos foliões. Este ano, o Bloco sairá na Barra na quarta-feira de Carnaval, na Avenida Sete e em outros bairros. As camisas adquiridas no Bloco da Cidadania dão direito a sair no bloco em todas as suas apresentações.

“O Bloco da Cidadania é uma alternativa acessível a grande parte da população e turistas, e proporciona uma participação ativa na folia ao mesmo tempo que estimula o exercício da cidadania, por meio de doação de alimentos não perecíveis e da divulgação de outras campanhas sociais”, afirma Bandeira.

SERVIÇO

Quando: Dia 2 de fevereiro de 2014, a partir das 14h

Onde: Rio Vermelho – Rua Lídio Mesquita, (em frente à Confraria do França)

300 camisas da campanha Carnaval sem Fome estarão disponíveis ao público para serem trocadas pelo Kit Cidadania (2 quilo de Feijão, 2 de Arroz e 1 de Farinha)

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110032 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]