MPE baianas lideram geração de empregos no Nordeste

Publicidade

Banner da Gujão: Campanha com o tema ‘Tudo fresquinho é melhor’, veiculada em 3 de junho de 2022.
Soldador do setor automotivo. Emprego em alta.
Soldador do setor automotivo. Emprego em alta.
Soldador do setor automotivo. Emprego em alta.
Soldador do setor automotivo. Emprego em alta.

As micro e pequenos empresas (MPE) foram responsáveis por criar mais de um milhão de postos de trabalho em todo o país. De acordo com o levantamento do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), no acumulado de janeiro a novembro, esses empreendimentos responderam por 88,3% do total de empregos formais, contra 81,5%, em 2012.

Já em novembro, as MPE abriram 91,5 mil vagas de trabalho, o que equivale a um crescimento de 7% se comparado com o mesmo mês de 2012. A Bahia ocupa a quarta posição no ranking nacional, com 9.124 contratações, atrás do Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul.

“No último mês analisado tivemos um incremento de quase 130% com relação ao mês de outubro. As médias e grandes têm sistematicamente reduzido o número de ocupações nos últimos meses, com exceção de abril e maio. Junto com a administração pública extinguiram 1.162 vagas. Ainda assim o resultado teve impacto positivo por conta das contratações temporárias de final de ano”, explica a analista da Unidade de Gestão Estratégica do Sebrae Bahia, Dora Parente.

De janeiro até novembro, as micro e pequenas empresas (MPE) baianas geraram 48.922 empregos formais, colocando o estado na 1ª posição no Nordeste, seguido do Ceará e Pernambuco. Por região, os dados do Caged revelam que as MPE do Nordeste são responsáveis pela geração de 189.180 novos postos de trabalho.

Dentro do universo dos pequenos negócios baianos – que faturam até R$ 3,6 milhões por ano –, o setor da economia que mais contratou em novembro foi o de Serviços, 4.053 pessoas, seguido por Comércio, 3.883. Os dois ramos de atividades, juntos, concentram mais de 87% das MPE do estado. Outro setor com importante contribuição na geração de empregos é a construção civil, com 1.808 vagas.

Banner do JGB: Campanha ‘Siga a página do Jornal Grande Bahia no Google Notícias’.
Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 122967 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: editor@jornalgrandebahia.com.br.