Governador Wagner anuncia Edvaldo Brito como secretário extraordinário

Edvaldo Brito assume a Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Edvaldo Brito assume a Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Edvaldo Brito assume a Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.
Edvaldo Brito assume a Secretaria Extraordinária do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social.

O governador Jaques Wagner, bem ao seu estilo republicano, convocou o PTB para fazer parte do final do seu governo. Bastante aplaudido durante sua participação na Lavagem do Bonfim, o governador, que não fez o percurso de 8 km devido a uma lesão no pé, aproveitou o contato com a população para destacar ações da sua gestão e anunciar mudanças no seu secretariado.

Segundo o próprio governador, o vereador Edvaldo Brito é o novo secretário extraordinário do Conselho de Desenvolvimento Econômico e Social (Codes). A pasta criada recebe o status de Secretaria Especial do Codes, inicialmente ligada à Secretaria de Relações Institucionais (Serin). O deputado federal Antônio Brito, presidente municipal do PTB, foi o responsável pela articulação que levou à indicação do governador.

“Nós estamos no governo desde o final de 2010 e sempre declaramos que não estávamos em busca de espaço do governo para apoiar projeto do governador. Assim fiz na área da Saúde, na área da Assistência Social, independente de ter espaço no governo. Mas agora o governador entendeu que o vereador Edvaldo Brito poderia cooperar com o estado nessa relação da sociedade civil, do meio empresarial, com o governo e com as demais secretarias e, portanto, o convidou para a secretaria extraordinária, especial, vinculada diretamente ao governador do Estado”.

Quem também está fortalecendo sua base no governo é o PR, que depois de indicar o secretário estadual de Turismo, Pedro Galvão, vai também ficar com a Companhia de Desenvolvimento Urbano do Estado (Conder). O deputado federal José Rocha (PR), durante entrevista à Tribuna, garantiu que os nomes já estão nas mãos do governador e que em breve será oficializado.

“Temos também a Conder, que o governador está decidindo, sobre o nome que o PR indicou, e acredito que em breve deverá sair, cabe ao governador anunciar”. Sobre Pedro Galvão, o parlamentar disse que “ele é do segmento e acredito que vai dar continuidade ao trabalho na secretaria e vai prestar um grande serviço ao governo da Bahia”. Rocha completou dizendo que a Bahiatursa já tem uma pessoa indicada, “que é da confiança também do governador, que vai fazer esse trabalho conjuntamente com o Pedro Galvão”.

Com as últimas mudanças, o governador Jaques Wagner prioriza perfis técnicos, entre eles, do atual titular da Secretaria de Desenvolvimento urbano, Cícero Monteiro, que vai para a pasta de Relações Institucionais. Cézar Lisboa assume a pasta de Desenvolvimento Social. Já Manoel Ribeiro vai para a Sedur. Pedro Galvão para a pasta do Turismo, Washington Couto para a Secretaria de Saúde e a ex-vereadora Andrea Mendonça para a Secretaria de Ciências e tecnologia.

“O ajuste administrativo que vem sendo feito pelo Governo do Estado para substituir os secretários que irão se candidatar nas eleições de outubro tem demonstrado seu caráter técnico acima de tudo”, afirma Edson Valadares, presidente do PT de Salvador.

Leia +

Deputado Paulo Azi diz que governador Wagner cria pasta para acomodar interesses

*Por Vitor Fernandes – Jornal Tribuna da Bahia | Parceiro do Jornal Grande Bahia.

Sobre Redação do Jornal Grande Bahia 110945 Artigos
O Jornal Grande Bahia (JGB) é um portal de notícias com sede em Feira de Santana e abrange as Regiões Metropolitanas de Feira de Santana e Salvador. Para enviar informações, fazer denúncias ou comunicar erros do jornal mantenha contato através do e-mail: [email protected]